fbpx

Método pioneiro avalia situação do coelho-bravo na Península Ibérica

O coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) é considerado umas das espécies chave dos ecossistemas mediterrâneos e é uma das mais importantes presas de espécies como o lince-ibérico (Lynx pardinus) ou a águia-imperial ((Aquila adalbertis). Por outro lado, o coelho-bravo é também considerada a espécie selvagem que mais danos causa na atividade agrícola, quando se encontra em excesso populacional.
 
Tendo em consideração a importância desta espécie, várias entidades de Portugal e Espanha integradas no projeto LIFE Iberconejo, trabalharam em conjunto para desenvolver um método pioneiro para conhecer a situação do coelho-bravo na Península Ibérica, que permita por um lado, melhorar o estado de conservação das populações e por outro, desenvolver metodologias para mitigar ou evitar danos na agricultura.

O projeto LIFE IBERCONEJO visa conhecer e melhorar o estado de conservação das populações de coelho-bravo em Portugal e Espanha e, ao mesmo tempo, prevenir os danos que podem causar à atividade agrícola. Este projeto estará ativo até dezembro de 2024.

No desenvolvimento deste método pioneiro, as metodologias de monitorização de coelho-bravo foram construídas com base nos contributos recolhidos de vários especialistas de Portugal e Espanha, que culminou numa série de testes de campo.

Os modelos desenvolvidos permitirão identificar variações nas populações de coelho-bravo que podem afetar a conservação de outras espécies ou evitar os prejuízos em culturas agrícolas e ainda, estabelecer a alertas precoces no início dos surtos de doenças.

Para a recolha de dados no terreno, o LIFE Iberconejo adaptou a plataforma SMART – Ferramenta de monitorização e informação geoespacial, que permite recolher dados em tempo real e analisá-los à escala ibérica.

Fonte: ICNF 

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:

  1. planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
  2. medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

 

Trabalhos coordenados pela NOCTULA 

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.