De acordo com o mais recente censo desenvolvido em 2021 em Portugal e Espanha, a população de lince-ibérico (Lynx pardinus) continua a crescer e estabilizou em mais de 1.000 linces.
O declínio das populações de lince-ibérico em liberdade foi uma constante desde os anos 50 até 2004, em toda a sua área de distribuição. A perseguição humana e a escassez de coelho-bravo foram as principais causas do declínio desta população, levando a espécie ao limiar da extinção. Por esta razão, foram lançadas diversas iniciativas de conservação, incluindo vários projetos LIFE desde 2002 e o desenvolvimento da reprodução em cativeiro no âmbito do programa de conservação ex situ.
Graças a este grande esforço de conservação, a população de Lince-ibérico, classificada como ‘Criticamente em Perigo’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN, tem continuado a crescer numericamente, tanto em Portugal como em Espanha.
Portugal conta atualmente com um núcleo de reprodução localizado no sudeste do país, o Vale do Guadiana, que forneceu um censo total de 209 indivíduos durante 2021, dos quais 139 são adultos ou jovens. Foram contabilizadas 31 fêmeas reprodutoras, que deram à luz 70 crias durante a época de 2021.
Apesar dos resultados positivos e de se ter superado a situação mais crítica, esta espécie continua a ser considerada oficialmente como “Em Perigo de extinção”, sendo por isso essencial que se dê continuidade aos programas de conservação e medidas que contribuam para melhorar as diferentes populações de Lince-ibérico nos dois países.
Sabia que: O Lince-ibérico é considerado o felino mais ameaçado do mundo e o único considerado Criticamente em Perigo.
Este felino de barbas e de orelhas com pontas em forma de pincel foi até 2015 uma espécie ‘Criticamente Em Perigo de Extinção’. Em Portugal, chegou a viver numa situação de ‘pré-extinção’.
Para conhecer melhor esta espécie, assista aos vídeos em baixo produzidos pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e a Lisboa Editora com o objetivo de sensibilizar a população em geral para as particularidades do lince-ibérico, os riscos a que está sujeito e as medidas que estão a ser realizadas para a sua recuperação.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.