Ao abrigo do pacote NextGeneration, encontram-se abertas no portal “Programa de Desenvolvimento Rural” as candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, em unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas. Este apoio aos agricultores está integrado no âmbito das operações 3.2.2 «Pequenos investimentos nas Explorações Agrícolas» e 3.3.2 «Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas».
Estes apoios visam dotar as explorações agrícolas, as unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas, com capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades, contribuindo para a sua autossuficiência, modernização e descarbonização do setor por via da redução da utilização de combustíveis fosseis.
As candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objetivos:
— Melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores;
— Contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola e da transformação e comercialização dos produtos agrícolas;
— Aumentar a sustentabilidade energética das empresas de transformação e comercialização dos produtos agrícolas através da produção de energia a partir de fonte renovável, designadamente, energia solar fotovoltaica.
A submissão de candidaturas pode ser efetuada até dia 24 de janeiro de 2023.
As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020 em www.pdr-2020.pt.
A informação relevante, nomeadamente legislação, formulário, orientação técnica que inclui a lista de documentos a apresentar, estão disponíveis no portal do PORTUGAL 2020 e em PDR 2020.
Até ao final do ano de 2022 será ainda aberto novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, especificamente para reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente e os seus parceiros apoia os promotores de projetos Agrivoltaicos, em várias áreas de intervenção, nomeadamente:
- Estudos de impacte a nível ambiental na Entomofauna;
- Estudos de impacte a nível ambiental na Stock do Carbono (C) no Solo;
- Monitorização de sistemas ecológicos (Flora e Vegetação).
Apoiamos os promotores nas três fases distintas do projeto:
- Situação de Referência (fase de pré-construção);
- Fase de construção;
- Fase de Exploração (com duração prevista de 20 anos).
Se precisar de apoio nestas áreas, não hesite em contactar-nos.
Fonte: PDR Portugal GOV
Imagem de destaque: Retirada da plataforma freepik.