fbpx

A central solar que se desenrola como um tapete

Energia Solar nunca foi tão fácil de instalar graças à invenção mais recente: Roll-Array. John Hingley e a sua equipa da empresa de energias renováveis Renovagen desenvolveu um painel fotovoltaico de alta potência que se desenrola como um tapete. Este painel solar flexível e fácil de transportar tem a capacidade de levar energia alternativa a lugares que nunca pensámos ser possível.

O Roll-Array é facilmente rebocável por um um veículo com tração às quatro rodas. Quando atrelados à parte de trás do carro, os painéis solares flexíveis são puxados, criando uma cobertura em apenas alguns minutos. No site da empresa responsável pelo projeto, afirma-se que estes painéis poderão gerar até 100kWp – 10 vezes mais energia do que outros painéis solares ​​no mercado hoje.

Para além da rapidez com que esta tecnologia pode ser instalada, a poupança no combustível que é conseguida durante o transporte é notável. As bobines com painéis solares podem ser transportadas por um veículo de tração às quatro rodas num pequeno reboque.

Segundo a Renovagen, uma central solar com painéis rígidos leva 22 horas de mão-de-obra a instalar, enquanto os painéis flexíveis desenrolam-se em apenas 2 minutos. Uma vez no chão, os painéis solares podem ser fixados para suportar ventos de mais de 130 km/h. Após 5 minutos e mão-de-obra de dois trabalhadores, o sistema está pronto para gerar energia renovável. As baterias e os inversores estão ligados à base dos painéis.

Esta criação é ideal para grandes áreas em zonas remotas, bases militares, ou áreas atingidas por catástrofes naturais.

Fonte: InHabitat

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.