Energia Solar: Atribuição de capacidade de injeção na rede através da realização de leilões

O Conselho de Ministros aprovou o um novo decreto-lei, que altera o regime jurídico aplicável ao exercício das atividades de produção, transporte, distribuição e comercialização de eletricidade e à organização dos mercados de eletricidade.

O desenvolvimento das tecnologias de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis e a diminuição do respetivo custo de investimento, veio acentuar o interesse nesta atividade e demonstrar a necessidade de ajustar o regime jurídico.

Através do novo Decreto-Lei n.º 76/2019, o Governo altera “significativamente o decreto de lei 172/2006, possibilitando a existência de leilões para todas as modalidades de produção de energia.

O novo Decreto pretende:

  • simplificar o regime de atribuição de licenças de produção de energia;
  • encurtar e inverter o processo de licenciamento (a partir de agora só entram os projetos que tenham a garantia que se podem ligar à rede e tenham cativado essa rede para si);
  • permitir a atribuição de capacidade de injeção na rede, através da realização de leilões, com benefício para os consumidores.

 

As novas medidas visam assegurar o compromisso de neutralidade carbónica e condições para uma transição justa com eletricidade mais barata para os consumidores.

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Conheça alguns dos nossos projetos para o setor da energia solar:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.