A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização do Efeito de Exclusão sobre a Fauna no Lote 8 da Subconcessão rodoviária do Douro Interior (ascendi).
O estudo de inventariação foi realizado durante a fase inicial de construção do projeto, entre maio de 2010 e e maio de 2011, dando cumprimento ao Plano Geral de Monitorização (PGM) elaborado no âmbito de procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do lote 8 da subconcessão do Douro Interior (SDI): Lanço do IC5: Nozelos (IP2) – Mogadouro.
Esta subconcessão é constituída por dois eixos rodoviários: o Itinerário Principal n.º 2 (IP2), entre Macedo de Cavaleiros e Celorico da Beira e o Itinerário Complementar nº 5 (IC5), entre Murça e Miranda do Douro.
O estudo apresentado pela NOCTULA – Consultores em Ambiente teve como objetivo, caracterizar e monitorizar os principais impactes associados a este tipo de infra-estrutura:
- mortalidade de animais;
- efeito barreira (passagens adaptadas para fauna), a que acresceu a monitorização de espécies ou grupos faunísticos adicionais, nomeadamente o Lobo-ibérico (Canis lupus) e os quirópteros.
Relativamente às passagens adaptadas para a fauna, perceba a razão pela qual são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema: http://noctulachannel.com/animais-fauna-passagem-atropelamento-estradas.
Acompanhe projetos idênticos coordenados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:
- Monitorização de Flora RELAPE, Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração;
- Monitorização de Fauna e Flora – Parque Eólico Coentral-Safra;
- Monitorização de flora e vegetação – Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei;
- Monitorizações de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico da Raposeira (Fase de Exploração).
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.