fbpx

A sustentabilidade na indústria dos videojogos

[parceria]

Atualmente a sustentabilidade é um tema que está constantemente a rondar todos os setores do mercado. 

A produção das consolas, computadores e smartphones geram uma grande quantidade de resíduos, além de terem um alto consumo de energia, e por esse motivo, diversas empresas da indústria do digital estão a investir cada vez mais na saúde do nosso planeta.

Os videojogos estão presentes no mercado desde os anos 70, quando a primeira consola entrou nos lares norte-americanos. Desde então, o crescimento foi exponencial e atualmente estima-se que existam mais de 3 mil milhões de jogadores no mundo, segundo dados da Ipsos. As plataformas para jogar online também têm sofrido transformações. As consolas e computadores, que durante décadas disputaram os corações dos gamers, ganharam a companhia dos telemóveis, que rapidamente se tornaram no meio mais utilizado para desfrutar dos jogos eletrónicos.

No entanto, nem tudo são sorrisos. A produção dos dispositivos eletrónicos gera uma grande quantidade de resíduos poluentes, além de estar diretamente relacionada com minerais extraídos de minas, como zinco, níquel, ouro e cobre e todos os riscos da mineração.

Além da forma de extração, também existe o problema da rastreabilidade da origem dos materiais, que muitas vezes são provenientes de zonas de guerra ou de extrações ilegais. Esses factores colocam a indústria do videojogo numa posição delicada frente ao meio ambiente e também os Diretos Humanos.

Outro segmento gaming que tem consumido recursos e gerado resíduos é a opção streaming, que permite a  transmissão em direto e de forma contínua. À primeira vista pode parecer uma atividade sem perigo, no entanto, a Lancaster University realizou um estudo que mostra que a emissão de CO₂ proveniente do armazenamento em nuvem e a procura por energia para manter os servidores em funcionamento é extremamente alta. Jogar online pode consumir até 156% mais energia do que jogar de forma offline.

Soluções para reduzir o impacto no meio ambiente

Com foco na sustentabilidade, diversas empresas do setor já iniciaram a procura por soluções para reduzir o impacto das suas atividades no meio ambiente. Seja de forma ativa ou passiva, as empresas estão atentas ao problema, procurando formas de minimizar o problema.

O estúdio Space Ape é um dos pioneiros neste tema. A empresa tem como objetivo ser neutra em emissões de carbono, isso significa que procura o equilíbrio entre o consumo e a produção. Para chegar à meta, a Space Ape implementou uma série de medidas que visa reduzir o impacto ambiental: (1) os fornecedores de energia foram trocados por outros mais sustentáveis; (2) centros de reciclagem foram instalados nos escritórios; (3) os trabalhadores recebem incentivos para utilizar o autocarro ou a bicicleta para ir ao trabalho. São pequenas medidas que podem inspirar outras empresas a fazer o mesmo.

Outra empresa consciente do tema sustentável é a PokerStars, que pretende ensinar não somente poker, mas também formas de ajudar o meio ambiente. A gigante do setor de iGaming utiliza o Dia Mundial da Terra, celebrado a cada 22 de abril, para lembrar aos seus utilizadores sobre a necessidade de tomar medidas para proteger o planeta.

Uma das principais lutas da empresa está na reciclagem e também na diminuição do uso de plástico

Os escritórios da empresa já removeram os plásticos de uso único, como copos e pratos e os restaurantes da empresa utilizam embalagens biodegradáveis. Outra iniciativa pode ser vista no escritório da Bulgária, que fica na cidade de Sofia, onde o prédio tem isolamento térmico de última geração para diminuir o gasto em aquecimento. No edifício também existem tanques para recolha e tratamento de água da chuva, além de todas as vagas de estacionamento contarem com estações de recarga de carros elétricos.

Por fim, a iniciativa “Playing for the Planet” está a unir diversas empresas e criadores do mundo dos videojogos. Esse grupo está completamente comprometido com a agenda sustentável, através de ações para reduzir a emissão de CO₂ e também a diminuição de uso de plástico. A iniciativa conta com o apoio de empresas do setor, como a Ubisoft, Gameloft, Microsoft, SEGA e Sony.

Ter os principais players do mercado eletrónico unidos para colocar em prática soluções para preservar o meio ambiente é uma jogada de mestre. Afinal, são essas empresas que podem fazer com que todo o segmento possa ser transformado.

Contar com a indústria gamer para lutar pela sustentabilidade pode ser um fator diferencial para a adesão de novos membros à causa. Cuidar do planeta é um dever de todos, no entanto, a realidade é que apenas alguns estão realmente dedicados a esse objetivo.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.