fbpx

Aproveitamento Hidroelétrico: Lontra (Lutra lutra) registada em vídeo

Lontra (Lutra lutra) é um dos mais belos, interessantes e ameaçados mamíferos da fauna Europeia. A população Portuguesa desta espécie é no entanto, uma das mais saudáveis do continente.

Esta espécie foi registada durante os trabalhos de vídeo monitorização de fauna, no âmbito de um Aproveitamento Hidroelétrico, realizado pela NOCTULA – Consultores em Ambiente.

Considerada um dos animais mais brincalhões, as suas brincadeiras podem ter lugar dentro ou fora da água e chegam a incluir o uso de objectos (como frutos, paus ou pedras) ou o escorregar na neve ou em encostas enlameadas 🙂

Intimamente associada às zonas húmidas, a Lontra pode ser encontrada em todos os locais com água permanente, não muito poluída e que esteja relativamente livres de perturbação humana. São ainda referidos como fatores determinantes para a espécie, a presença de um coberto vegetal que forneça abrigo e a disponibilidade de alimento.

Lontra (Lutra lutra)

Segundo o Instituto de Conservação, a nível mundial esta espécie encontra-se classificada como “Ameaçada”, no entanto em Portugal esta espécie está classificada como “Pouco preocupante”.

Portugal é dos poucos países onde ocorrem populações viáveis e onde não se tem registado alterações significativas da área de distribuição. Por outro lado, esta espécie encontra-se em declínio na maioria dos países da Europa desde as décadas de 60 e 70,  tanto no número de indivíduos, como na área de ocupação,  existindo países onde a espécie apresenta atualmente um elevado grau de fragmentação.

Principais ameaças:
  1. Destruição da vegetação ripícola;
  2. poluição da água;
  3. Utilização de pesticidas e fertilizantes na agricultura;
  4. Regularização dos sistemas hídricos;
  5. Mortalidade acidental por atropelamento;
  6. Perseguição direta;
  7. Morte por afogamento em artes de pesca (redes);
  8. Construção de barragens.

Para ver mais vídeos registados pela equipa NOCTULA durante as várias monitorizações já realizadas, visite o nosso canal no YouTube.

Fontes das imagens: Plataforma Flickr

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.