Com o objetivo de enaltecer a natureza, a biodiversidade, a cultura e as tradições das comunidades das Reservas da Biosfera, a UNESCO instituiu em 2021 o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, que se celebra anualmente no dia 3 de novembro.
A escolha da data foi feita pela Conferência Geral e a decisão insere-se nas comemorações do 50º aniversário do programa intergovernamental Man and the Biosphere.
As celebrações deste dia mostram a contribuição das reservas da biosfera para o desenvolvimento sustentável e serão organizadas todos os anos pela UNESCO em colaboração com todas as regiões da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.
O que são Reservas da Biosfera?
As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e costeiros que conciliam a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável.
São estabelecidas pelos respetivos Estados e são reconhecidas pela UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura através do Programa MaB – “O Homem e a Biosfera”.
As Reservas da Biosfera têm três funções que se consolidam e complementam mutuamente:
- Contribuir com a conservação de paisagens, ecossistemas, espécies e biodiversidade;
- Impulsionar o desenvolvimento económico de forma social, cultural e ecologicamente sustentável.
- Apoiar logisticamente projetos de pesquisa, educação, capacitação, monitorização e intercâmbio de informações relativas à temática de desenvolvimento e de conservação do património natural, seja no âmbito local, nacional e/ou global.
Em Portugal existem 12 áreas classificadas pela UNESCO como Reservas da Biosfera onde a conservação da diversidade biológica e cultural se concilia com o desenvolvimento económico e social, mantendo o equilíbrio entre as pessoas e a natureza.
Fonte: Unesco