fbpx

Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça – 1 de junho

Portugal assinala no dia 1 de junho o Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça.

O sobreiro (Quercus suber L.) é considerado desde 2011 “Árvore Nacional de Portugal”, um estatuto que surge devido à  sua importante função na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico, no armazenamento de carbono e, entre outros, na qualidade da água, ou seja, assegurando serviços de ecossistema fundamentais.

Por ser uma espécie com grande simbolismo histórico e de elevado valor ambiental, social e económico, tem atualmente estatuto de espécie protegida (Decreto-Lei n.º 169/2001, de 25 de maio).

Esta espécie estende-se por 720 mil hectares do território continental e cobre 22,3% da nossa floresta, de acordo com dados do 6.º Inventário Florestal Nacional.

O Dia do Sobreiro e da Cortiça assinala também a importância deste recurso renovável de referência para a economia. 

Entre outras características, o Sobreiro é valorizado pelas qualidades e aplicações da sua casca. É conhecida como a árvore mãe da cortiça, cujo valor se estende à bolota e à importância ecológica do montado, um sistema para melhorar o aproveitamento e a rentabilização dos escassos recursos numa região caracterizada por um clima quente e solos pobres.

A cortiça tem um peso significativo nas exportações portuguesas, contribuindo também para a criação de milhares de postos de trabalho. Daí a sua importância para a economia do País.

Sabia que…

… o sobreiro pode viver até aos 250 – 300 anos e produzir cortiça durante todo esse tempo?

Leia o nosso artigo e fica a conhecer 10 curiosidade sobre o sobreiro (Quercus suber L.).

Sugestões para celebrar o Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça

Descobrir o maior sobreiro do mundo

Os sobreiros distinguem-se de outras espécies devido ao seu porte, idade, raridade e interesse histórico ou paisagístico. Um dos mais monumentais é conhecido como “Árvore casamenteira” ou Sobreiro Assobiador. Em 2018, este sobreiro inconfundível na aldeia de Águas de Moura (Palmela), foi distinguido como Árvore Europeia do Ano e está inscrito no livro do Guinness como “o maior do mundo”. São 16,2 metros de altura e uma copa cujo diâmetro se aproxima dos 30 metros.

Além da sombra e do abrigo que proporciona às aves, este sobreiro destaca-se pelo seu contributo na produção de cortiça. É considerado o sobreiro mais produtivo a nível mundial, fornecendo cortiça suficiente para o fabrico de 100 mil rolhas.

Visitar o Observatório do Sobreiro e da Cortiça

Celebre este dia com uma visita ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche. Para além de laboratórios e oficinas destinados ao estudo do sobreiro e da cortiça, este edifício acolhe também um espaço dedicado à compilação de informação relacionada com a fileira da cortiça e um auditório. Na região pode explorar os percursos pedestres e observar a biodiversidade associada ao montado. 

Conhecer o Planet Cork

Em 2020, abriu em Gaia um novo museu dedicado à cortiça. Este edifício é uma oportunidade para ficar a conhecer melhor toda a cadeia de valor associada ao sobreiro. Numa experiência interativa, o Planet Cork convida à descoberta dos mais diversos usos da cortiça, desde a exploração ancestral do sobreiro até às mais variadas aplicações, como as tradicionais rolhas de vinho ou a utilização na indústria aeroespacial.

Fonte: Florestas.pt

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.