fbpx

A verdade sobre a Energia Eólica – Ambiente

As energias renováveis podem ser divididas em várias categorias, dependendo da sua fonte: hídrica, eólica, biomassa, solar, geotérmica, ondas e marés. A energia eólica é gerada pelo vento.

A energia eólica é mais barata que a energia produzida com carvão, gás ou energia nuclear quando os custos de fatores externos, como a qualidade do ar, toxicidade humana ou alterações climáticas são tidos em conta. (Veja mais sobre o custo da energia eólica).

Após um abrandamento em 2013, o setor da energia eólica em 2014 alcançou um novo recorde na capacidade instalada. Globalmente, 51,477 MW de novas instalações de produção eólica foram adicionados em 2014, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Conselho Global de Energia Eólica.

Atualmente, cerca de 1/4 da eletricidade consumida em Portugal tem origem eólica, a região Centro é responsável por 48%, juntando a região Norte este peso eleva-se para 86%.

A verdade sobre a Energia Eólica no Ambiente

Muitas são as dúvidas existentes sobre os efeitos da Energia Eólica no Ambiente, nomeadamente no seu impacte na Vida Selvagem ou na poluição que produzem.

A energia eólica é uma das fontes de energia mais limpas e tem um impacte positivo a longo-prazo no ambiente:

– Não emite gases com efeito de estufa, diminuindo a ameaça das alterações climáticas;

– Não emite poluentes atmosféricos, que causam chuvas ácidas;

– Não emite micro partículas, que provocam doenças respiratórias e cancro;

– Precisa de pouca água, um recurso que será cada vez mais escasso;

– A estrutura das turbinas eólicas é quase totalmente reciclável.

Impactes dos Parques Eólicos na Poluição

A frase do cético: A Energia Eólica não reduz a poluição.

A realidade: A Energia Eólica é uma das soluções mais rápidas e baratas relativamente à poluição e alterações climáticas.

Segundo a American Wind Energy Association (AWEA), a produção de eletricidade com origem no vento evita a poluição equivalente a 28 milhões de carros nos EUA, sendo que um parque eólico típico americano “retribui” a sua pegada de carbono em seis meses ou menos, proporcionando décadas de energia sem emissões.

Apesar das grandes vantagens que a energia eólica apresenta, podem considerar-se também duas desvantagens no que toca à poluição:

– Poluição visual, principalmente para os moradores da região, uma vez que a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação na paisagem;

– Quando o vento bate nas pás eólicas fazendo-as girar, é produzido um ruído constante, gerando poluição sonora. Para diminuir este potencial impacte, as habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200 m de distância.

Impactes das antigas Turbinas Eólicas no Ambiente

A frase do cético: As antigas turbinas são deixadas ao abandono.

A realidade: Quando um parque eólico chega ao fim de vida ou as turbinas eólicas já não produzem da mesma forma, estas podem ser recicladas ou melhoradas.

Os resíduos provenientes das pás de aerogeradores instaladas nos parques eólicos são gerados quando as pás deixam de ser úteis, por questões operacionais ou de manutenção, ou porque os parques eólicos chegam ao fim da sua vida útil e devem ser desmontados.

A gestão destes resíduos é um problema que está a surgir agora, porque, dada a evolução recente do setor de energia eólica, ainda não gerou uma quantidade significativa de material. Para resolver este problema, estão a ser investigadas as melhores soluções, é o objetivo do projeto BRIO, liderado pela Iberdrola Ingeniería: criar uma metodologia inovadora e sustentável para a gestão e reciclagem de pás dos aerogeradores quando chegam ao fim da sua vida útil.

Fontes: American Wind Energy Association, Portal Energia, Associação de Energias Renováveis

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.