Javali (Sus scrofa) em vídeo

VídeosComentários fechados em Javali (Sus scrofa) em vídeo6338

Este vídeo mostra um Javali (Sus scrofa) que foi registado na Serra do Marão durante os trabalhos de vídeo-monitorização de fauna da NOCTULA – Consultores em Ambiente.

Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg. Medem entre 125 e 180 cm de comprimento e podem alcançar uma altura no garrote de 100 cm.

javali femea erva para o abrigo

A coloração do pelo é escura e ostentam os dentes caninos da mandíbula inferior muito desenvolvidos. Estes são denominados defesas e nos machos são projetados para fora e voltados para cima.

Os javalis, que apresentam maior atividade durante a noite e o crepúsculo, têm uma dieta omnívora, constituída por frutos secos e carnudos, tubérculos, raízes, cereais, invertebrados, ovos e pequenos mamíferos.

Este mamífero encontra-se com frequência em bosques de folhosas e em áreas agrícolas que apresentam zonas onde se podem abrigar. A progenitora é extremamente protetora e pode investir sobre qualquer ameaça às suas crias, inclusive contra o ser humano.

javali com crias

Como identificar a presença de um javali:

As pegadas são trapezoidais e apresentam um esporão, medindo 4,5 a 6 cm. Outros indícios da sua presença são as zonas com lama onde rebolam para se desparasitarem (os “chafurdos”) e o solo remexido à procura de alimentos.

Conheça um dos serviços da NOCTULA – Consultores em Ambiente: Monitorização de Sistemas Ecológicos. Ou veja mais vídeos de animais apanhados em vídeo-armadilhagem.

Fonte: Naturlink

Related Posts