A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de Monitorização do Ambiente Sonoro na envolvente do Parque Eólico de Prados, tendo em vista a verificação do cumprimento do Regulamento Geral do Ruído (RGR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de janeiro.
A instalação e o exercício de atividades ruidosas permanentes, nas proximidades dos recetores sensíveis estão sujeitos ao cumprimento de dois critérios:
- Valores limite de exposição;
- Critério de incomodidade.
Um Parque Eólico em fase de exploração é, conforme o estabelecido no RGR, uma atividade ruidosa permanente, pelo que se encontra obrigada ao cumprimento efetivo destes dois parâmetros de análise.
O Parque Eólico de Prados é constituído por 17 aerogeradores e situa-se nos concelhos da Guarda e de Celorico da Beira.
Com o objetivo de determinar se a fase de exploração do Parque Eólico de Prados, seria indutora de alterações significativas no ambiente sonoro, bem como verificar o cumprimento dos limites regulamentares, foi definido e aprovado um Plano de Monitorização de Ruído.
A campanha de medições acústicas realizadas em fase de exploração, permitiu avaliar o critério de incomodidade e o nível sonoro de longa duração, dando cumprimento ao Programa de Monitorização do Ruído.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente, já coordenou diversos trabalhos de monitorização sonora. Conheça aqui alguns dos nossos projetos:
- Monitorização do Ambiente Sonoro na envolvente do Parque Eólico do Sobrado;
- Monitorização do Ambiente Sonoro – fase de exploração parque eólico da Lameira;
- Monitorização do Ambiente Sonoro no âmbito da Instalação de Extensões de Pás;
- Parque Eólico da Raposeira: Monitorização do Ambiente Sonoro;
- Fase de Exploração do Parque Eólico do Guardão – Monitorização do Ambiente Sonoro.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.