O potencial eólico em regiões montanhosas, torna-as interessantes do ponto de vista da exploração elétrica, mas a sua interação com os valores naturais e a biodiversidade torna importante o desenvolvimento de estudos e programas de monitorização de forma a quantificar o seu efeito sobre as comunidades biológicas.
Apesar de se reconhecer que a produção de energia eólica não gera impactes comparáveis a outras fontes energéticas (ao nível da poluição da água, ar e gases responsáveis pelo efeito de estufa), a mortalidade sobre espécies de aves e de quirópteros (morcegos) tem sido regularmente observada em diversos locais.
No caso específico dos mamíferos e particularmente espécies como o Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus), os potenciais impactes nos Parques Eólicos ocorrem sobretudo durante as fases de instalação das infraestruturas e ao longo do período de exploração. Nestes períodos, as alterações provocadas no habitat, a mais regular presença humana e a atividade das máquinas instaladas poderão alterar os padrões de utilização da área e provocar alterações nos padrões de reprodução das populações que ocorrem nas imediações do local.
A equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização da Avifauna, Quirópteros e Lobo-Ibérico, durante a fase de exploração do Reequipamento do Parque Eólico da Bulgueira (Ano I, II e III).
Estas monitorizações visam dar cumprimento aos respetivos Planos de Monitorização do projeto.
O desenvolvimento de exploração de energia eólica sentido nas últimas décadas em Portugal, começa atualmente a implicar a necessidade da desativação ou reequipamento de diversos parques eólicos. Estes processos consequentemente acabam por estender o período dos potenciais impactes negativos na mortalidade das aves e quirópteros e efeito de exclusão nas diversas espécies, daí a importância em dar continuidade ao desenvolvimento de estudos e programas de monitorização nas diferentes fases do projeto.
Podemos apoiar a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente apoia na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de Sistemas Ecológicos, nomeadamente:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Entomofauna (Invertebrados)
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Macroinvertebrados
- Ictiofauna
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Acompanhe alguns projetos idênticos coordenados pela nossa equipa:
Monitorização da Avifauna e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Coentral-Safra;
Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico de Penacova (fase de exploração);
Monitorização do Lobo-Ibérico – Central Solar Fotovoltaica (Fase de pré-construção e construção)
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.