A espécie Morcego-de-Savi(Hypsugo savii) foi registado pela equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente com recurso a sondas endoscópicas.
Este mamífero foi encontrado durante o período de hibernação numa pequena fenda existente numa parede de um edifício antigo e abandonado.
Morcego-de-savi (Hypsugo savii)
Esta espécie ocorre principalmente nas áreas montanhosas do Norte e Centro de Portugal. Tem um tamanho pequeno e de coloração muito variável, apresenta dorsalmente uma pelagem longa de cor castanha ou preta com as pontas douradas ou amarelada. Tem orelhas curtas e as partes desprovidas de pelo (cara, orelhas e membranas alares) são de cor negra.
Relativamente ao habitat, o morcego-de-savi, prefere zonas rochosas e/ou montanhosas. É considerado uma espécie sedentária, mas supõe-se que este morcego possa realizar deslocações curtas. A distância máxima observada foi de 250 quilómetros.
De acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, esta espécie está classificada como tendo “Informação insuficiente” (DD), pois não existe informação adequada para avaliar corretamente o seu estatuto.
Esta espécie encontra-se no Anexo B-IV da Diretiva Habitat, sendo de interesse comunitário, cuja conservação exige proteção rigorosa. Encontra-se ainda incluída nos anexos II da Convenção de Berna e Convenção de Bona.
A época de hibernação dos morcegos está compreendida entre os meses de Novembro e Março, com maior incidência entre Dezembro e Fevereiro. Nesta altura não convém fazer barulho nas grutas ou minas abandonadas para não os acordar. Se os morcegos acordarem durante o inverno podem sair e tentar caçar, mas como há menos insetos podem morrer à fome.
Vê também o vídeo da visita a abrigos de morcegos cavernícolas durante o inverno realizada pela equipa de campo da NOCTULA – Consultores em Ambiente:
Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos, visite o nosso canal no YouTube.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.