Para celebrar o seu 3ºaniversário, a Associação Natureza Portugal (ANP) – WWF, lançou recentemente uma plataforma digital intitulada – “Mudança Verde”, uma iniciativa que pretende incentivar os portugueses a mudarem para hábitos mais sustentáveis, assumindo um compromisso com um futuro mais justo, sustentável e verde, onde a natureza está no centro de todas as decisões.
Através desta plataforma, a ANP/WWF disponibiliza para todas pessoas várias dicas para facilmente tornar o dia-a-dia mais verde. Descubra como pequenas mudanças de hábitos podem ter um grande impacto no planeta, desde uma ida às compras, a uma viagem de férias. “Cada um de nós é que escolhe o impacto que quer ter no nosso planeta”.
Comer uma manga do Brasil equivale a ir de Lisboa a Sevilha de carro, 16 vezes!
Este é um dos vários alertas que a plataforma Mudança Verde faz, um alerta que incentiva os cidadãos a optarem por comprar produtos da época e produzidos em Portugal.
Através desta plataforma digital, a ANP/WWF, partilha diversas informações úteis e conselhos práticos, sobre os hábitos que cada um de nós pode mudar em casa, nas compras (seja de alimentação, tecnologia, vestuário ou até compras online), em viagens e no seu dia-a-dia (com conselhos sustentáveis para o trabalho, escola, mobilidade diária, etc).
Em comunicado, Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, explica que “num mundo com excesso de informação é difícil saber por onde começar, mas esta plataforma ajuda as pessoas a perceberem o impacto que têm no planeta, e a adotarem hábitos mais verdes e mais justos para todos. É a forma que temos de contribuir para travar a perda dramática de natureza”.
A apoiar este projeto, juntaram-se 16 figuras públicas que deram a cara pela Mudança Verde, que através de um pequeno vídeo, incentivam o apoio para uma transição verde em Portugal.
A plataforma integra ainda uma petição que pede aos portugueses que apoiem a lista de 6 desejos da ANP|WWF para Portugal e para a Europa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia:
- uma agricultura mais amiga do ambiente;
- que a natureza possa voltar;
- oceanos mais saudáveis;
- um futuro com mais Água para a Europa;
- um futuro mais Verde para a Europa;
- um futuro mais justo para todos.
Portugal preside ao Conselho da União Europeia até 30 de junho de 2021, tendo uma oportunidade única para que o nosso país possa assumir uma posição líder na implementação de uma Mudança Verde na Europa e alcançar metas ambientais positivas para a natureza.