Foi descoberta recentemente em Portugal uma nova espécie para a flora Portuguesa.
Detetada durante um trabalho de campo realizado no Alto Alentejo, a Ferulago brachyloba é uma umbelífera com uma população muito reduzida. O único registo desta espécies, até esta nova descoberta, está isolado a cerca de 130 km, em Espanha.
Em Portugal, esta espécie ocorre apenas num único local do rio Xarrama (Alentejo), tendo sido contabilizados menos de 100 indivíduos nesta recente descoberta, publicada na revista Acta Botanica Malacitana.
A Ferulago brachyloba é endémica do Centro e Sul da Península Ibérica e ocorre em populações isoladas e fragmentadas. É parecida a um funcho pequeno, as flores são amarelas e pode chegar a um metro de altura.
A nova planta da flora portuguesa está preliminarmente na lista vermelha, classificada como espécie “Em Perigo”, porque se considera que ocorra apenas em três locais. Os investigadores destacam a necessidade urgente de medidas de conservação.
Segundo os investigadores, “seria importante implementar uma área de conservação que inclua uma zona tampão de cada lado do rio ao longo dos três quilómetros de habitat favorável para acautelar possível ameaças futuras”.
Esta descoberta “vem incrementar o nosso património botânico. Sendo uma espécie rara e que só existe em Portugal e Espanha, traz com ela uma responsabilidade acrescida de a protegermos”.
Segundo a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, em Portugal, de um total de 630 plantas avaliadas de acordo com os critérios definidos pela International Union for Conservation of Nature (IUCN), 381 encontram-se numa categoria de ameaça: 84 Criticamente em Perigo, 128 Em Perigo e 169 Vulneráveis. Assinalam-se ainda 106 plantas na categoria Quase Ameaçada.
Entre as plantas avaliadas, há ainda a duas espécies endémicas de Portugal continental como Extintas e de 17 espécies na categoria Regionalmente Extintas.
No conjunto das 381 plantas consideradas ameaçadas, apenas 17% destas beneficia de proteção legal em Portugal.
Fontes: Flora-on, revistas.uma, Wilder
A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela realização de diversas monitorizações ambientais, nomeadamente monitorização de sistemas ecológicos.
Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats:
- Identificação da presença de espécies RELAPE;
- Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
- Levantamentos e catálogos florísticos.
Trabalhos neste âmbito:
- Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae, espécie endémica de Portugal continental.
- Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras;
Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras – Central Solar Fotovoltaica;
- Monitorização de Flora RELAPE – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.