fbpx

Os benefícios económicos e ambientais do comércio eletrónico

[parceria]

Como o comércio eletrónico continua a crescer rapidamente, alterando o cenário dos negócios, existe uma discussão crescente sobre esse impacto no mundo. Sabemos que existem vantagens nas vendas comerciais online ao expandir o seu alcance e cortar custos indiretos, mas e quanto ao impacto deste comércio no meio ambiente?

É de conhecimento geral que as compras e negócios online são na generalidade mais amigos do ambiente, mas ainda assim, há que ter em consideração alguns impactos. Leia e confira o nosso artigo!

O crescimento sustentável leva a uma maior inovação

 O E-commerce está a crescer a um ritmo impressionante, a caminho de ultrapassar 1 trilhão de dólares ou quase chegar a 1 trilhão de euros em vendas até 2022, a nível global. Este crescimento faz com que todo o negócio e áreas se desenvolvam, criando novas funcionalidades e até reinventando-se quando necessário.

Isto é transversal a todas a áreas de comércio online, mas começou e foi exponencial com os jogos online que numa área tão concorrida como a do entretenimento e com orçamentos cada vez maiores para investir ano após ano, acabaram por conseguir atrair cada vez mais jogadores e interessados. Um bom exemplo desse crescimento aliado à popularidade são os sites de casino online, que apesar de retratarem jogos que já existiam fisicamente há vários séculos, conseguiram renovar o interesse por esse tipo de jogos permitindo que os jogadores tenham acesso através de casa ou de qualquer lugar, mantendo a interação e acrescentando ainda algumas opções que nos jogos físicos não eram possíveis. A juntar a isso, o impacto ambiental é diretamente mais reduzido, como seria de esperar.

Com maior participação de mercado e menos barreiras à entrada do que o comércio tradicional em lojas físicas, o clima atual do comércio online está a impulsionar o empreendedorismo e incentivar empresas de todos os tamanhos a competir. Este crescimento e atividade sustentável levam a mais e melhores experiências online para todos os clientes.

O comércio eletrónico cresceu em popularidade devido à conveniência, valor e opções que oferece aos consumidores. O aumento das compras online estimula a inovação e permite criar uma facilidade de acesso maior a produtos que, de outra forma, seria praticamente impossível e com muito mais impacto para o ambiente a ter que recorrer a transportes para se deslocar.

O comércio eletrónico oferece benefícios para o meio ambiente

 Além das maneiras pelas quais o comércio eletrónico pode melhorar a economia de um país, ele também pode reduzir a sua pegada de carbono e, consequentemente, ser mais positivo para o meio ambiente. De acordo com um estudo global da Generation IM, o comércio online é 17% mais eficiente em termos na redução de carbono do que as lojas de retalho tradicionais.

A eficiência na redução da pegada de carbono inclui áreas de negócios como transporte de produtos, edifícios, depósitos, embalagem de produtos e produção. Como as empresas e as atividades online dependem menos de infraestruturas físicas, têm mais flexibilidade para implementar medidas que possam reduzir as suas emissões de carbono. E a grande verdade é que se retira da equação a deslocação do cliente ou consumidor até aos espaços físicos para adquirir ou fazer algo, tendo logo aí uma redução de impacto bastante visível.

Os consumidores de hoje estão cada vez mais a optar por negócios sustentáveis  que podem ajudá-los a tornarem-se compradores mais responsáveis, mas conscientemente a querer ter um impacto menor no meio ambiente. As empresas líderes estão a dar resposta a essa procura do consumidor usando a sua influência para adotar práticas mais sustentáveis e construir uma relação de maior confiança com seus clientes.

À medida que as marcas de comércio eletrónico continuam a fazer mudanças reais e impactantes para promover a sustentabilidade, isto trará benefícios ainda mais positivos de longo prazo para o meio ambiente. Sendo que, está comprovado que as empresas mais sustentáveis, têm uma visibilidade e notoriedade maior e geram um interesse maior por parte dos clientes.

Preocupações ambientais criam oportunidades para vendedores

Com o interesse no comércio online ainda em ascensão, há preocupações crescentes sobre seu impacto no meio ambiente. Os compradores de hoje estão praticamente a exigir que as empresas sejam mais sustentáveis e sobretudo transparentes nas suas atividades.

Em mercados competitivos em que a fidelidade à marca não é garantida, programas sustentáveis podem servir como uma forma de as empresas conquistarem e fidelizarem clientes e se diferenciarem dos seus concorrentes.

Quer seja através de alterações na rede de fornecimento ou atualizando as suas embalagens e métodos de venda, as empresas procuram inovar nos seus negócios para aumentar a produtividade, reduzindo o desperdício e minimizando o seu impacto no planeta. Isso permitirá que o comércio eletrónico se torne mais verde, rápido e sustentável no longo prazo.

O comércio eletrónico é bom para o planeta e a economia

A rápida mudança das vendas físicas para as vendas online não mostrou sinais de desaceleração. O comércio eletrónico impulsiona a economia, aumentando a produtividade, incentivando a inovação e proporcionando melhores e mais rápidas experiências de compra. Além disso, o comércio online cria oportunidades para proteger o planeta, tanto para vendedores com uma maior visão de futuro, como para os compradores com preocupações ecológicas e ambientais.

O comércio eletrónico cria um consumidor mais experiente

O E-commerce tornou mais fácil para o comprador fazer compras a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, sem estar limitado pelo horário da loja ou localização geográfica.

Os consumidores podem aceder a uma quantidade quase infinita de produtos e mercadorias e podem facilmente comparar preços, recursos, marcas e empresas. Essa facilidade de acesso fez com que os consumidores ficassem mais conectados e familiarizados com a tecnologia e com mais conhecimento.

Um maior foco na experiência do cliente também levou também a alterações nas regulamentações nos acessos online.

O comércio eletrónico tem sido a melhor opção há já vários anos

Um dos benefícios do retalho online é que ele é uma alternativa viável para as empresas durante tempos de turbulência económica. Em todo período de 2020/2021, o comércio eletrónico tornou-se essencial para praticamente todos os tipos de produtos e um caminho a seguir para as empresas. Ao investir ativamente no E-commerce, as empresas estão numa melhor posição para alcançar resultados de sucesso no futuro.

Embora o espaço de comércio online esteja mais competitivo do que nunca, ele também oferece oportunidades incríveis para que as empresas se destaquem. Os comerciantes estão a focar-se em iniciativas mais estratégicas para obter uma vantagem competitiva e preparar seus negócios para o futuro.

O impacto do comércio eletrónico na economia

O comércio online possibilita aos indivíduos fazerem compras em qualquer lado a uma escala global. Isso levou a um maior foco na experiência do cliente, o que alimenta o crescimento em todos os setores e modelos de negócios. Os vendedores podem aumentar a sua participação no mercado potencial atraindo novos clientes e abrindo novos canais para seus negócios.

O crescimento desses canais online também significa maiores oportunidades de carreira na área de comércio eletrónico, incluindo vendas, marketing, design, desenvolvimento web e funções de TI. Por último, essa modalidade impactou o mercado geral, influenciando como as empresas usam a produção, o fornecimento e a procura para obter a maior receita possível.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.