Parecer técnico-científico: estudos de vídeo e foto-armadilhagem de fauna

ProjetosComentários fechados em Parecer técnico-científico: estudos de vídeo e foto-armadilhagem de fauna1995

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um parecer técnico-científico no âmbito da determinação do número máximo de dias ideal para a otimização de estudos de vídeo e foto-armadilhagem de fauna.

O estudo, decorreu em Fevereiro de 2011 com uma empresa concessionária rodoviária e foi desenvolvido com o objetivo de suportar técnica e cientificamente as alterações metodológicas a implementar especificamente no âmbito da monitorização do efeito de exclusão da fauna decorrente da fase de exploração da via, indicando as alterações que deverão ser implementadas bem como as vantagens dessa implementação.

Alce utiliza uma passagem para animais

Foto: ARC – passagens para fauna

De forma a avaliar o potencial efeito de exclusão da via sobre a fauna, foi estimada a abundância deste grupo com base em diversas estações de amostragem por armadilhagem fotográfica, localizadas nos pontos onde a probabilidade de ocorrência de atividade de fauna era maior, em corredores das linhas de água e proximidade das passagens hidráulicas (PH’s).

Em cada um dos locais selecionados, foram definidos pontos de armadilhagem fotográfica a diversas distâncias da via, de forma a aferir se esta constitui um elemento afugentador para as diversas espécies.

Relativamente às passagens adaptadas para a fauna, perceba a razão pela qual são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema:

http://noctulachannel.com/animais-fauna-passagem-atropelamento-estradas.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts