fbpx

Plano de Integração Paisagística (PIP) – Central Solar Fotovoltaica

NOCTULA – Consultores em Ambiente em colaboração com uma entidade parceira foi responsável elaboração do Plano de Integração Paisagística (PIP) no âmbito do projeto de implantação da Central Solar do Paiva.  

Principais objetivos do Plano de Integração Paisagística:
  • Identificar as áreas sujeitas a desmatação e as áreas a preservar ao nível da vegetação existente;
  • Recuperar as áreas diretamente afetas à obra (estaleiro, zonas de acesso, envolvente dos painéis e subestação).
  • Manter o conjunto de barreiras visuais existentes essenciais à minimização dos aspetos de intrusão visual do projeto e definir as ações de gestão florestal com vista à gestão dos povoamentos;
  • Implementar cortinas arbóreas e arbustivas com vista ao enquadramento paisagístico do projeto e à atenuação de eventuais intrusões visuais na área do Projeto;
  • Valorizar as linhas de água que atravessam o terreno da Central Fotovoltaica através da promoção de vegetação ripícola com vista a garantir as funções de salvaguarda dos sistemas de drenagem numa perspectiva de ligação e continuidade às áreas exteriores.

Com a execução e implementação do PIP pretendem atingir-se objetivos de ordem estética, funcional e económica.

Estéticos

Criação de zonas de elevada qualidade visual, através da implementação de uma estrutura verde adequada e da gestão da vegetação existente, de forma a reduzir os impactes visuais originados pela implantação da estrutura na paisagem.

Funcional

Proteção das áreas que irão ficar sem revestimento vegetal, da erosão hídrica e eólica através da sua estabilização biológica. 

Estas medidas favorecem a infiltração da água e em simultâneo geram condições para a germinação de sementes. Internamente o desenvolvimento de raízes da vegetação herbácea pioneira, principalmente de gramíneas e leguminosas, aumenta a infiltração e melhora a estrutura e estabilidade superficial do solo tornando mais difícil o arrastamento de partículas do solo.

Económicos

Atingir um equilíbrio entre custo/beneficio, ou seja, redução dos custos inerentes à realização da obra sem prejudicar os objetivos estéticos, ecológicos e funcionais.

Necessita de apoio para o seu projeto?

A nossa equipa pode auxiliar a sua empresa!

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do e-mail: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.