A NOCTULA – Consultores em Ambiente desenvolveu um Plano de Monitorização da População Nidificante de Bufo-real (Bubo bubo) no âmbito da implantação da Central Solar Fotovoltaica de Barcos.
O Plano de Monitorização tem como objetivos genéricos definir a metodologia geral, os parâmetros a monitorizar e os locais e frequências de amostragem, de modo a que os estudos a realizar permitam avaliar a existência de eventuais impactes do projeto na população nidificante de Bufo-real da área de estudo.
Bufo-real (Bubo bubo)
O Bubo-real (Bubo bubo) é considerado uma das maior das rapinas noturnas portuguesas. Mas tal como a maioria das outras rapinas noturnas, o Bufo-real raramente aparece de dia, o que torna a sua observação bastante difícil.
Um dos aspetos característicos desta espécie é o facto de possuir dois penachos sobre a cabeça, que fazem lembrar duas “orelhas” e olhos cor-de-laranja muito grandes.
Em Portugal Continental, ocorre a subespécie B. b. hispanus. Embora exista de norte a sul de Portugal Continental, não ocorre em grandes áreas do nosso país. É nas zonas de Trás-os-Montes, Beiras interiores, Alentejo e nordeste algarvio que esta espécie é mais abundante. As bacias dos rios Guadiana, Douro Internacional, Tejo Internacional e as serras do sul são as áreas onde se localizam as melhores e mais contínuas populações desta espécie em Portugal Continental.
Estatuto de conservação
- Global: LC (Pouco Preocupante)
- Nacional: NT (Quase Ameaçado)
Tipo de ocorrência em Portugal Continental: Residente
Distribuição: Pouco comum
Proteção legal:
- Convenção de Berna: Anexo II
- Convenção de Washington (CITES): Anexo II A
- Diretiva Aves: A-I
Dados biométricos:
- Comprimento: 60 a 75 cm
- Peso: 1500-4600g
- Longevidade máxima conhecida na Natureza: 27 anos e 4 meses.
Entre as principais ameaças desta espécie estão: a destruição e/ou degradação de habitat, sobretudo devido às alterações provocadas pela construção de infraestruturas, a perseguição humana, o envenenamento, pilhagem de ninhos e abate ilegal e a colisão e eletrocussão em linhas aéreas de distribuição e transporte de energia.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente apoia na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de Sistemas Ecológicos, nomeadamente:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Entomofauna (Invertebrados)
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Macroinvertebrados
- Ictiofauna
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
A nossa equipa também apoia na elaboração e implementação:
- Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- Medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.
Fontes: Stri Rapinas noturnas de Portugal; Aves de Portugal; ICNF
Imagens: Retiradas da plataforma Flickr