O mundo de cabeça para baixo: conhecer e preservar os morcegos

Ambiente, Biodiversidade, Blog, Ecossistemas, Espécies, Fauna, Monitorização de Sistemas EcológicosComentários fechados em O mundo de cabeça para baixo: conhecer e preservar os morcegos468

O projeto português “World upside down: knowing and preserving bats” (o mundo de cabeça para baixo: conhecer e preservar os morcegos), desenvolvido pelo Centro de Ciência Viva do Alviela, na Serra de Aire e Candeeiros, é um dos projetos finalistas para o Prémio Europeu Rede Natura 2000, na categoria “Comunicação”.

Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia para promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. O objetivo deste prémio consiste em divulgar a Rede Natura 2000 e demonstrar a sua importância para a preservação da biodiversidade na Europa.

Os projetos nomeados serão avaliados por um júri que irá revelar os vencedores a 14 de Outubro, em Bruxelas.

Pode votar online no seu projeto favorito!

Todos os projetos vão a votação do público até dia 15 de Setembro, podendo ganhar o prémio European Natura 2000 Citizens’ Award (Prémio Europeu Natura 2000 para os Cidadãos).

Para votar no projeto World upside down: knowing and preserving bats clique AQUI.

Projeto “World upside down: knowing and preserving bats” 

As grutas de Alviela estão localizadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e integram a Rede Natura 2000, sendo por isso, consideradas um habitat protegido.

Nestas grutas são conhecidas 12 espécies de morcegos (quirópteros) e são consideradas um dos abrigos mais importantes de maternidade em Portugal.

As grutas de Alviela estão sujeitas a um alto grau de pressão antrópica e outras ameaças, como a poluição,  por isso é importante aumentar a consciencialização sobre o seu valor para a biodiversidade e também sobre a sua natureza frágil. O projeto “World upside down: knowing and preserving batstem como objetivo consciencializar a população para a importância da conservação deste ecossistema.

A equipa do projeto lançou uma vasta campanha de informação sobre as grutas e sobres as espécies de morcegos existentes. Das várias ações desenvolvidas, os responsáveis pelas nomeações do Prémio Europeu Rede Natura 2000 destacaram as seguintes:

  1. observatório de morcegos cavernícolas, com câmaras de vídeo em tempo real que permitem que as pessoas possam observar os morcegos de perto dentro da gruta;
  2. sala de exposição permanente e interativa intitulada: Quiroptário;
  3. exposição “Morcegos às Claras”, uma exposição móvel e interativa dedicada aos mais jovens;
  4. organização de 2 concursos para estudantes para a realização de vídeos em “stop motion”;
  5. criação de um portal sobre morcegos (Quiroptário Fora de Portas);
  6.  elaboração de um livro ilustrado – “Vida de Morcego”;
  7. realização de visitas de campo (campos científicos) para alunos do ensino secundário;
  8. organização de oficinas para professores, gerentes de turismo e funcionários da Rede Nacional de Centros de Ciências;
  9. realização de ações noturnas durante a Noite Europeia dos Morcegos.

Conheça também o projeto LIFE Berlengas, outro projeto português finalista nos prémio da Rede Natura 2000, nomeado na categoria “Conservação”.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:

  1. Monitorização endoscópica de abrigos;
  2. Monitorização de abrigos cavernículas e de edifícios;
  3. Monitorização acústica.

Para além destes serviços, também elaboramos e implementamos planos de gestão específicos para morcegos e medidas de minimização e compensatórias de impactes.

Conheça alguns dos nossos projetos neste âmbito:

 Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha;

– Monitorização da atividade de aves e morcegos – parque eólico do Sobrado;

– Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche;

– Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;

 Estudo de quirópteros – Aproveitamento Hidroelétrico Fridão;

 Prospeção de abrigos de Quirópteros – Aproveitamento Hidroelétrico do Fridão


Fontes: Natura 2000 Award, Wilder

Related Posts