No âmbito dos trabalhos do censo de lince-ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e em Portugal, desenvolvidos durante 2023, foi elaborador pelo Grupo de Trabalho do Lince-Ibérico, um relatório que evidencia um aumento do número de indivíduos desta espécie, superando atualmente a barreira dos 2 000. Este número constitui um novo máximo, desde que se realiza um seguimento pormenorizado e articulado das suas populações.
A população de lince ibérico continua em expansão, tanto numérica como territorialmente. Atualmente são conhecidas 14 as áreas geográficas distintas onde a espécie se reproduz. A tendência da população é positiva desde 2015, o que permite prever uma diminuição do risco de extinção do lince-ibérico.
Num período aproximado de 20 anos, a população passou de menos de 100 exemplares contabilizados em 2002 a mais de 2 000 em 2023.
O relatório documenta que são 2 021 o total de linces recenseados, distribuídos em Espanha (1 730, que representa 85,6%) e em Portugal (291).
O número de fêmeas reprodutoras em 2023 ascendeu para 406, mais 80 do que em 2022, aproximando-se das 750 fêmeas, um dos objetivos demográficos a alcançar para considerar que o lince se encontrará num estado de conservação favorável.
O declínio das populações de lince-ibérico foi uma constante em toda a sua área de distribuição até 2004. A perseguição humana e a escassez de coelho-bravo foram as principais causas desse declínio, conduzindo esta espécie à beira da extinção.
Para tentar inverter esta situação de declínio foram colocadas em marcha diversas iniciativas de conservação, entre as quais se destacam os projetos LIFE desde 2002 até à atualidade e o desenvolvimento da reprodução em cativeiro no âmbito do programa de conservação ex situ.
A recuperação da população de lince-ibérico em Espanha e em Portugal constitui um dos melhores exemplos de ações de conservação de espécies ameaçadas no mundo.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.
Fonte: ICNF