fbpx

Portugal sobe no índice dos países mais atrativos para investir em energias renováveis

Um novo índice publicado pela EY, uma das maiores consultoras do mundo, revela boas perspetivas para o mercado nacional, que passou do 27º lugar, avaliação feita em maio de 2016, para a 22ª posição do ranking, em 2017.

O ranking top 40 é liderado pela China, que em janeiro anunciou um ambicioso plano de investimento em energias renováveis, a cumprir até 2020 e que totaliza aproximadamente 321 mil milhões de euros. Prevê-se, ainda, que este investimento no setor venha gerar 13 milhões de postos de trabalho e que a capacidade instalada a partir de fontes renováveis contribua para metade da energia gerada no país.

A Índia e os EUA ocupam os restantes lugares do pódio, embora os EUA registem um descida relativamente a 2016, tendo caído do 1º para o 3.º lugar. Uma mudança marcada na política dos EUA, liderado por Donald Trump, resultou no desaparecimento do Plano de Energia Limpa – “Clean Power Plan“. A política energética que indica favorecer os combustíveis fósseis, tem gerado nervosismo e apreensão nos investidores  na área das energias renováveis.

Também pela negativa, destaca-se o Brasil. A recessão, instabilidade política e o cancelamento de importantes investimentos no setor, são as principais causas apontadas, levando o país a cair do 6º lugar do ranking para o 15º.

A Austrália e Japão registaram subidas importantes, refletindo o entusiasmo gerado pelas recentes ondas de investimento em renováveis. A Austrália por exemplo, registou um ano de investimento recorde em energias renováveis. Com o carvão em constante declínio, o país prepara-se para manter o seu objetivo na área das energias.

De destacar também as importantes subidas de países como o Cazaquistão e a Jordânia, devido principalmente aos vários investimentos através de sistemas privados em energia renovável. A Jordânia por exemplo, traçou objetivos claros, prevendo instalar 300MW até o final do ano 2017, 4 centrais solares e 2 parques eólicos, cada um com 50MW, ajudando assim, a atingir o objetivo de 2020, de 1.800MW.

Os países da América central também registam subidas interessantes, principalmente o Panamá e a República Dominicana. Estes países começam a seguir os passos do México no mercado de energia renovável, impulsionados principalmente pela segurança energética.

Quer saber se o seu projeto é viável a nível ambiental?

No âmbito do aconselhamento ambiental estratégico, a NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços ao nível da elaboração de Due-Diligence Ambientais (Fases I e II) a clientes que pretendem investir em projetos de produção de energia a partir de fontes renováveis, ou que estão a equacionar adquirir empresas com projetos já em funcionamento.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já elaborou vários estudos de viabilidade ambiental tanto em Portugal como no estrangeiro, nomeadamente no Brasil.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.