A APREN – Associação de Energias Renováveis está a organizar uma conferência dedicada às energias renováveis oceânicas. Marcada para 24 de maio, no Museu do Oriente, em Lisboa, esta iniciativa irá debater os principais temas relacionados com o desenvolvimento das renováveis offshore em Portugal.
A conferência contará com intervenções dos especialistas mais relevantes dos setores da energia, das renováveis e das renováveis offshore, que discutirão os principais temas para o desenvolvimento desta tecnologia em Portugal. No programa constam cinco painéis essenciais:
- Perspetivas de evolução legislativa;
- Plano de desenvolvimento e investimento da rede de transporte para Renováveis Oceânicas;
- Cadeia de valor necessária para construir 10 GW de renováveis oceânicas;
- Áreas preferenciais: As infraestruturas elétricas e portuárias de suporte;
- Modelo de leilão de capacidade – O que fazer e o que não fazer.
Portugal tem como meta atingir os 10 GW de eólica offshore até 2030.
O país terminou o ano de 2022 com uma potência total renovável de mais de 16 GW, sendo 24 MW de offshore, através do projeto Windfloat Atlantic.
A nível europeu os Estados-Membros têm o compromisso de chegar a uma potência offshore combinada de cerca de 111 GW até 2030.
Tendo definido uma meta ambiciosa, recentemente o Governo Português anunciou o lançamento do primeiro leilão de eólica offshore que está previsto realizar-se até setembro de 2023. Para além do leilão o governo colocou em consulta pública a delimitação de zonas para implantação de projetos de energia renovável offshore.
Em comunicado, o Presidente da Direção da APREN refere que esta conferência pretende abordar o potencial estratégico das renováveis oceânicas, que constitui uma oportunidade de desenvolvimento social e económico, envolvendo desde universidade e centros tecnológicos, a indústria, empresas de construção de infraestruturas, empresas de consultoria e engenharia, portos e estaleiros nacionais, e que alavancará a exportação, a criação de riqueza e de postos de trabalho.
Fonte: APREN
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente em colaboração com várias entidades parceiras pode apoiar a sua empresa a implementar projetos de produção de energia eólica offshore, auxiliando em várias áreas de intervenção, nomeadamente:
- Pedidos de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
- Estudos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Estudos de Macrocondicionantes;
- Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
- Monitorizações de Avifauna;
- Monitorizações Aquáticas.
Em colaboração com uma entidade parceira, a nossa equipa encontra-se atualmente a realizar um Estudo de Grandes Condicionantes (EGC) para uma Unidade de Produção de Energia Eólica Offshore.
Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.