fbpx

Revisão da ISO 9001 – Norma de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade

A concorrência empresarial e a crescente exigência dos clientes levam a que as organizações tornem prioritária a qualidade e a eficácia dos seus serviços. Deste modo, para maximizar a eficiência de uma organização e fomentar o seu desenvolvimento sustentável, os processos devem ser geridos através de uma abordagem sistematizada, tendo em conta a protecção ambiental e a prevenção da poluição.

Um Sistema de Gestão baseia-se em gerir, de modo sistematizado, os recursos da organização de forma a alcançar os seus objetivos.

 

O que é a Norma ISO 9001:2015?

A ISO 9001:2015 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Esta certificação reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

Este sistema de gestão pode ser utilizado por qualquer organização, pequena ou grande, independentemente do seu campo de atividade. Existem mais de 1 milhão de organizações em mais de 170 países certificadas com a ISO 9001.

 

Quais os benefícios da Implementação de Sistemas de Gestão?

Os Sistemas de Gestão visam maximizar a eficiência de uma organização e fomentar o seu desenvolvimento sustentável. A implementação de um Sistema de Gestão melhora a sua reputação perante os parceiros de negócios, clientes e futuros clientes.

A ISO 9001:2015 ajuda a garantir que os clientes recebem produtos e serviços com boa qualidade de forma consistente, o que traz muitos benefícios à empresa.

A ISO 9001 permite que as organizações se adaptem a um mundo em mudança. Aumenta a capacidade de uma organização satisfazer os seus clientes e constitui uma base coerente para o crescimento e o sucesso sustentado“, Secretário-Geral da ISO, Kevin McKinley.

 

Porque é que a ISO 9001 foi revista?

Todas as normas ISO são revistas de 5 em 5 anos para determinar se é necessária uma revisão, para a manter atualizada e relevante para o mercado. ISO 9001:2015 é desenhada para dar resposta às últimas tendências e ser compatível com outros sistemas de gestão, como a ISO 14001.

Quais são as principais alterações da ISO 9001?

A nova versão segue uma nova estrutura, para facilitar a sua aplicação com outras Normas de Sistemas de Gestão, com uma maior importância dada ao risco.

As versões anteriores da ISO 9001 eram bastante prescritivas, com muitos requisitos de procedimentos documentados e registos. Nas edições de 2000 e 2008, a norma era mais focada na gestão de processos, e menos na documentação. A ISO 9001:2015 é ainda menos prescritiva, concentrando-se mais sobre o desempenho.

 

O que tem que fazer uma organização que está certificada pela ISO 9001:2008?

As organizações têm um período de transição de 3 anos depois da revisão ser publicada para migrarem para a nova edição do sistema de gestão da qualidade.

Mais informações sobre a ISO 9001:2015, consulte o artigo da PECB: ISO 9001:2015 Quality Management Systems – Requirements.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.