fbpx

Prospeção de mortalidade de aves e quirópteros – Parque eólico da Lameira

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela prospeção de mortalidade de aves e quirópteros (morcegos) no âmbito do projeto de extensão de pás dos aerogeradores do parque eólico da Lameira (Situação de referência).

O objetivo deste estudo foi caracterizar a situação de referência referente ao projeto de extensão de pás do parque eólico da Lameira.

De forma a cumprir os objetivos definidos para o Plano de Monitorização do projeto supracitado, os parâmetros estudados, incluem a prospeção de mortalidade de aves e quirópteros por colisão com os aerogeradores. Estes valores serão posteriormente comparados com a mortalidade encontrada junto dos aerogeradores onde decorrerá a instalação das extensões de pás. Estes dados, quando conclusivos, poderão servir de base para o planeamento de medidas de salvaguarda e minimização dos potenciais efeitos negativos nas comunidades afetadas.

O Parque Eólico da Lameira é constituído por 8 aerogeradores, edificados ao longo de uma linha de cumeada na Serra de Montemuro, próxima do vértice geodésico da Lameira, na freguesia de Parada de Ester, concelho de Castro Daire, numa zona limítrofe com o concelho de Cinfães.

Este Parque Eólico encontra-se integrado, na sua totalidade, no Sítio da Lista Nacional de Sítios com Interesse para a conservação, dominando “Serra de Montemuro”. Esta área possui cerca de 38 763 ha. A classificação deste Sítio, pela Resolução do Conselho de Ministros RCM nº 142/97, deve-se essencialmente, à presença de 16 habitats de interesse comunitário e de sete espécies de fauna incluídas nos anexos da Diretiva 92/43/CEE (CISED Ambiente, 2002).

No atual contexto económico, as preocupações com a otimização de recursos e com o retorno dos investimentos realizados, têm dado especial ênfase a projetos de investigação como o projeto “Extensão de pás” da empresa Energiekontor.

O aumento de apenas 1,5 metros no tamanho das pás dos aerogeradores, com investimentos relativamente reduzidos, leva a um aumento significativo na capacidade de produção dos aerogeradores já instalados.

Em termos ambientais, poderão levantar-se algumas questões importantes no que diz respeito às mortalidades de aves e de quirópteros, que possam ocorrer devido à colisão com as estruturas que, apesar de já existirem no local, passarão a ocupar um maior diâmetro quando os aerogeradores estiverem em funcionamento.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.