fbpx

Monitorização da mortalidade da Avifauna – Parque Eólico do Sobrado

A NOCTULA – Consultores em Ambiente, foi responsável pelas monitorizações da mortalidade da Avifauna, relativo às campanhas realizadas durante a Fase de Exploração do Parque Eólico (PE) do Sobrado, dando cumprimento ao Plano de Monitorização da Mortalidade de Avifauna, plano esse desenvolvido no âmbito do processo de Pós-Avaliação n.º 217 “Parque Eólico do Sobrado”.

Este empreendimento de produção eólica, em fase de exploração, localiza-se na Serra de Montemuro, no concelho de Castro Daire, na Região de Dão-Lafões e é composto por 4 aerogeradores da marca Repower (modelo MM82), com uma altura de torre de 80 metros, diâmetro de rotação das pás de 82 m e potência unitária de 2MW.

O potencial eólico das regiões montanhosas torna-as interessantes do ponto de vista da exploração elétrica, mas a sua interação com os valores naturais e a biodiversidade torna importante o desenvolvimento de estudos e programas de monitorização, uma vez que é nas zonas remotas das cotas mais altas dos sistemas montanhosos que se encontram as condições ecológicas que permitem a permanência de comunidades biológicas em bom estado de conservação.

A  utilização de energia eólica não gera impactes comparáveis a outras fontes energéticas (ao nível da poluição da água, ar e gases responsáveis pelo efeito de estufa), no entanto a mortalidade sobre espécies de aves tem sido regularmente observada em diversos locais.

O PE do Sobrado encontra-se integrado numa área que, dada a ocorrência de 16 habitats de interesse comunitário bem como de 7 espécies de fauna incluídas nos anexos da diretiva Habitats, encontra-se classificada como sítio da lista nacional de Sítios com Interesse para a Conservação.

A comunidade de aves nesta área de montanha é sobretudo constituída por espécies comuns, embora se encontrem referenciadas algumas espécies com estatuto de conservação elevado a nível nacional. De facto, encontram-se referenciadas para as imediações do PE do Sobrado 58 espécies de aves.

De forma a cumprir os objetivos definidos no plano de monitorização, os parâmetros estudados incluem a prospeção de mortalidade de aves por colisão com os aerogeradores (AG’s) do PE do Sobrado. Os parâmetros monitorizados são os seguintes:

  • Mortalidade – contagem do número de cadáveres de aves e de quirópteros em torno dos aerogeradores;
  • Causas de morte – determinação da provável causa de morte dos cadáveres encontrados.

 

O PE do Sobrado entrou em exploração em junho de 2009 tendo-se iniciado de imediato as monitorizações dos sistemas ecológicos. Com o intuito de avaliar os efeitos do projeto a longo prazo sobre a avifauna será dada continuidade as monitorizações da mortalidade de aves e quirópteros, durante a fase de exploração do PE do Sobrado, com data prevista para o ano de 2029.

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.

Metodologias:

  1. Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”);
  2. Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
  3. Radio-tracking e seguimento por satélite.

 

Conheça alguns dos trabalhos já realizados neste âmbito:

  1. Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado;
  2. Monitorização de Avifauna – Parque Eólico da Maunça (fase de construção);
  3. Monitorização de aves e quirópteros no parque eólico Enerfer I;
  4. Monitorização de avifauna e quirópteros no Parque Eólico do Guardão.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.