fbpx

Revisão da ISO 14001 – Norma de certificação ambiental

A ISO 14001 é uma norma de certificação ambiental internacionalmente reconhecida que tem como objetivo criar equilíbrio entre a rentabilidade e a redução do impacte ambiental de uma organização. A ISO 14001 é uma das normas mais aplicadas e foi revista e alterada em 2015.

 
Porque é que a ISO 14001 foi revista?

Todas as normas ISO são revistas de 5 em 5 anos para determinar se é necessária uma revisão, para a manter atualizada e relevante para o mercado. A ISO 14001:2015 foi concebida para dar resposta às mais recentes tendências e garantir que é compatível com outras normas de sistemas de gestão.

Quais são as principais alterações da ISO 14001?
  • O aumento da importância da gestão ambiental dentro de processos de planeamento estratégico das organizações;
  • Maior enfoque na liderança;
  • Adição de iniciativas proativas para proteger o ambiente de danos e degradação, tais como a utilização sustentável dos recursos e mitigação das alterações climáticas;
  • Melhorar o desempenho ambiental acrescentado;
  • Ter em conta o ciclo de vida quando se consideram aspetos ambientais;
  • A adição de estratégia de comunicação.

 

A norma revista segue ainda uma estrutura comum, com os mesmos termos e definições de uma série de outras normas de sistemas de gestão, tais como ISO 9001.

Veja mais informação detalhada sobre as alterações efetuadas à ISO 14001:2015.

O que tem que fazer uma organização que está certificada pela ISO 14001:2004?

As organizações têm um período de transição de 3 anos depois da revisão ser publicada para migrarem para a nova edição do sistema de gestão ambiental.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.