fbpx

Seminário: Como criar comunidades de energia?

A nova legislação de autoconsumo publicada através do Decreto-Lei 162/2019, define as bases para os novos conceitos de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia. Estes novos modelos de organização local de autoprodução de energia abrem novas oportunidades para as comunidades locais de consumidores, para indústrias e também para provedores de serviços e tecnologias de autoprodução renovável.

As câmaras municipais, as juntas de freguesia, parques industriais poderão ser produtoras, armazenadoras e vendedoras de energia. Este novo quadro legal é uma excelente oportunidade de redução da fatura de eletricidade, através de uma utilização sustentável dos recursos locais disponíveis na própria comunidade.

No âmbito desta legislação, decorreu no dia 4 de fevereiro de 2020, na FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto, o seminário “Como criar comunidades de energia?”, que contou com oradores envolvidos na elaboração da legislação, proporcionando oportunidade para conhecer melhor a nova legislação e esclarecer dúvidas.

Este evento contou ainda com oradores que apresentaram potenciais modelos de financiamento, gestão e implementação técnica de soluções.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir à apresentação de um caso prático, referente à montagem da primeira comunidade de energia em Espanha.

Temas abordados

O novo Decreto-Lei n.º162/2019 de 25 de Outubro. Especificidades e procedimentos legais de constituição de Comunidades de Energia e autoconsumo coletivo;

Regulação e tarifas associadas aos modelos e Comunidades de Energia – ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos);

Atribuições e competências da DGEG – Portal gestão e controlo da atividade das comunidades de Energia – DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia);

Modelos de financiamento para Comunidades Energética;

Energy Ring – Plataforma para Gestão do Autoconsumo – CEO da c | side;

Modelos de negócio, gestão e tecnologias em Comunidades de Energia – CEO da Energia Simples;

Caso Prático – “Comunidad energética local de Crevillent” – A primeira comunidade de energia em Espanha, Alicante – ENERCOOP.

Fonte: Voltimum

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.