fbpx

Webinar: O papel das entidades gestoras do autoconsumo coletivo

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos realizou no dia 29 de julho de 2020, um Webinar sobre “O papel das entidades gestoras do autoconsumo coletivo”.

A iniciativa teve como objetivo dar continuidade ao debate em torno da futura evolução do Regulamento do Autoconsumo (Regulamento n.º 266/2020), de modo a permitir aplicar em 2021 todas as modalidades de autoconsumo previstas no Decreto-Lei n.º 162/2019.

O regime jurídico do autoconsumo revisto pelo Decreto-Lei n.º 162/2019, estabeleceu a modalidade de autoconsumo coletivo e as comunidades de energia renovável. Também a modalidade de autoconsumo individual sofreu modificações face ao regime anterior.

O novo regime tem impacte significativo nos procedimentos e sistemas dos operadores de redes, pelo que as modalidades de autoconsumo vigentes no primeiro ano são limitadas e a implementação das regras aplicáveis poderá recorrer a soluções temporárias e simplificadas.

Assim, nos termos do Decreto-Lei n.º 162/2019, desde o dia 1 de janeiro de 2020 o novo regime aplica-se aos projetos de autoconsumo individual e projetos de autoconsumo coletivo ou CER que, cumulativamente:

i) disponham de um sistema de contagem inteligente;

ii) sejam instalados no mesmo nível de tensão.

A aplicação a outras tipologias de projetos de autoconsumo iniciou-se a 1 de janeiro de 2021.

O programa contou com a participação da Presidente da ERSE, Maria Cristina Portugal, com o Presidente da Associação Portuguesa de Empresas do Setor Fotovoltaico, Carlos Sampaio e com o Presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Serviços de Energia, Jorge Araújo.

Aproveite ainda para ler o artigo: Produção de energia para autoconsumo (isenções nos CIEG)

Fonte: ERSE

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.