Abrigo Artificial de Morcegos do Alqueva considerado um dos mais importantes da Europa

Blog, Energias Renováveis, Espécies, Fauna, Monitorização da avifauna, Monitorização de Sistemas EcológicosComentários fechados em Abrigo Artificial de Morcegos do Alqueva considerado um dos mais importantes da Europa327

Os morcegos (quirópteros) constituem cerca de ¼ do total de espécies de mamíferos. Nas últimas décadas, o declínio das populações de certas espécies e a consciencialização de que muitas delas estão entre os animais mais ameaçados, levou a que ocupassem lugar de destaque ao nível da sua conservação. 

De forma a garantir a sua conservação é necessário elaborar planos de monitorização que assegurem a continuidade das espécies.

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva  revelou que a monitorização dos morcegos do Abrigo Artificial de Alqueva apresenta uma ocupação de cerca de 6.000 indivíduos de 4 espécies diferentes, todas elas com estatuto de conservação preocupante.

De acordo com a EDIA, “estes números ultrapassam todas as expectativas e vêm reforçar a relevância deste abrigo, não só como ‘Abrigo de Importância Nacional’, mas também, como um dos abrigos artificiais com maior sucesso em toda a Europa”.

A monitorização é efetuada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no âmbito do Plano Nacional de Morcegos, que conta com o apoio da EDIA nos abrigos, na área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Os trabalhos realizados recentemente revelaram que existem:

– 4840 Miniopterus schreibersii (estatuto vulnerável);

– 886 Myotis myotis (estatuto vulnerável);

– 200 Rhinolophus mehelyi (estatuto criticamente em perigo);

– 1 Rhinolophus ferrumequinum (estatuto vulnerável).

Os números registados aumentaram para o dobro, relativamente ao número observado na mesma época em 2017, ano em que já se tinha registado um aumento bastante significativo.

Este abrigo foi construído em 1995, como medida de minimização de impactes pela construção da barragem de Alqueva, altura em que foi detetada uma colónia com 5 espécies de morcegos, em zona de obra.


Monitorizações de Quirópteros (morcegos) 

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:

  1. Monitorização endoscópica de abrigos;
  2. Monitorização de abrigos cavernículas e de edifícios;
  3. Monitorização acústica.

Para além destes serviços, também elaboramos e implementamos planos de gestão específicos para morcegos e medidas de minimização e compensatórias de impactes.

Conheça alguns dos nossos projetos neste âmbito:

 Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha;

 Prospeção de mortalidade de aves e quirópteros – Parque eólico da Lameira;

– Monitorização da atividade de aves e morcegos – parque eólico do Sobrado;

– Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche;

– Monitorização da atividade de Quirópteros – Autoestrada do Marão;

– Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;

 Estudo de quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico Fridão;

 Prospeção de abrigos de Quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão;

morcegos parques eólicos energia eólica

Fonte: EDIA

Related Posts