Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha

Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, ProjetosComentários fechados em Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha244

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é a empresa responsável pela coordenação de um plano de monitorizações de quirópteros (morcegos) no âmbito do projeto de exploração do Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha, situado no distrito de Vila Real.

O Parque Eólico (PE) de Falperra-Rechãzinha é constituído por 22 aerogeradores (com 2,0 MW de potência unitária). O objetivo do PE é a produção de energia elétrica a partir de uma fonte de energia renovável e não poluente contribuindo para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento do Protocolo de Quioto.

A área de implantação do Parque Eólico de Falperra-Rechãzinha encontra-se enquadrado em Área Sensível da Rede Natura 2000: Sítios de Interesse Comunitário “Alvão/Marão” (PTCON0061).


Os quirópteros constituem cerca de ¼ do total de espécies de mamíferos. Nos últimos anos, o declínio das populações de certas espécies e a consciencialização de que muitas delas estão entre os animais mais ameaçados, levou a que ocupassem lugar de destaque ao nível da sua conservação. 


De forma a garantir a sua conservação é necessário elaborar planos de monitorização que assegurem a continuidade das espécies.

Este Plano de Monitorização de Quirópteros (com uma duração prevista de 2 anos durante a fase de exploração), será implementado no âmbito do prolongamento do Plano de Monitorização de Quirópteros e tem como objetivo geral a avaliação dos efeitos do funcionamento do parque eólico sobre a comunidade de quirópteros que inclui:

– A determinação da variação da utilização da área de implantação do PE, ao longo do tempo, por parte destes mamíferos voadores (potencial influência dos aerogeradores na utilização do espaço);

A determinação da mortalidade resultante do funcionamento dos aerogeradores;

A avaliação da eficácia de medidas de minimização implementadas relativamente aos efeitos esperados.

Parâmetros a monitorizar

Na área do projeto, e na sua envolvente próxima, serão efetuados 2 tipos de amostragem:

  1. Avaliação da atividade de quirópteros na área de implantação do PE de Falperra-Rechãzinha e em áreas controlo, através de escutas noturnas com recurso a detetores de ultrassons;
  2. Estimativa da mortalidade de quirópteros provocada pelo funcionamento dos aerogeradores;

De acordo com as orientações gerais fornecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, considera-se importante a monitorização dos seguintes parâmetros:

1) Diversidade específica: identificação das espécies que ocorrem na área de influência do projeto e em áreas controlo;

2) Atividade: contagem do número de passagens de quirópteros, na área de implantação do projeto e em áreas controlo;

3) Mortalidade: contagem do número de cadáveres de quirópteros em torno dos aerogeradores;

4) Causas de morte: determinação da provável causa de morte dos cadáveres encontrados.

Este plano de monitorização dá cumprimento ao previsto no Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 47/2014, de 24 de março, pelo Decreto-Lei n.º 179/2015, de 27 de agosto, por sua vez alterado pelo Decreto-Lei n.º 37/2017, de 2 de junho.

As metodologias utilizadas no presente plano de monitorização têm por base as recomendações do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e as diretrizes inscritas no Guia Metodológico para a Avaliação de Impacte Ambiental de Parques Eólicos (APA, 2010).


Veja outros trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:

1) Monitorização de morcegos – parque eólico do Sobrado

2) Prospeção de mortalidade de aves e quirópteros – Parque eólico da Lameira (projeto de extensão de pás dos aerogeradores)

3) Monitorização de Flora RELAPE, Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico do Guardão e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração

4) Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche

5) Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II


Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts