fbpx

Due-diligence – parques eólicos no Brasil (Bahia)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela Due-diligence Ambiental técnica (DDAT) do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) de parques eólicos no Brasil: Pedra do Reino I e III, localizados na Região Económica Baixo Médio São Francisco, no Município de Sobradinho, no Estado da Bahia.

O uso da energia eólica como fonte complementar à energia hidroelétrica é favorecido no Nordeste brasileiro pela magnífica coincidência da intensificação do regime de vento com a diminuição do fluxo de água do rio São Francisco, principal fonte de energia para o Nordeste. Assim, as maiores velocidades de vento no Nordeste do Brasil ocorrem justamente quando o fluxo de água do rio São Francisco é mínimo.

Segundo o RAS destes projetos, as centrais eólicas instaladas no Nordeste poderão produzir grandes quantidades de energia elétrica nos períodos de secas, evitando que se tenha que utilizar a água do reservatório de Sobradinho, do rio São Francisco, minimizando assim os conflitos entre os múltiplos usos da água durante os períodos de escassez.

Os parques eólicos encontram-se inseridos na Área de Proteção Ambiental – APA Lago do Sobradinho (Brasil) e são constituídos por aerogeradores com potência unitária de 3.0 MW. O parque eólico Pedra do Reino I é constituído por 10 aerogeradores, totalizando 30 MW de capacidade geradora. Relativamente ao parque eólico Pedra do Reino III é constituído por 6 aerogeradores, totalizando 18 MW de capacidade geradora.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.