fbpx

Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras – Central Solar Fotovoltaica

A introdução de espécies não indígenas (invasoras) na natureza pode originar situações de predação ou competição com espécies nativas e afetar seriamente a diversidade biológica. 

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é a empresa responsável pelas Inventariações associadas ao Plano de Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras, durante a fase de construção de um projeto de produção de energia solar, localizado no norte do pais.

A monitorização de uma espécie invasora exige uma gestão bem planeada, que inclui a determinação da área invadida, a avaliação da sua expansão ao longo do tempo e a identificação das potenciais causas da invasão.

Para cada mancha de espécies da flora exóticas invasoras identificadas na área de estudo serão monitorizados os seguintes parâmetros: 

  • Identificação da espécie invasora;
  • Localização geográfica do centróide;
  • Área ocupada.

A monitorização da expansão das manchas de vegetação classificadas como invasoras de acordo com o Anexo I do Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de dezembro (na sua atual redação), será efetuada em todos os locais intervencionados durante a fase de construção desta central solar fotovoltaica.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

O Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão) foi um dos muitos trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicos.

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.