fbpx

Energia Solar: Maior painel termodinâmico do mundo é português

A Energie — Painéis Solares Termodinâmicos venceu o concurso internacional Solar Decathlon 2014 com o maior painel termodinâmico do mundo, que permite o aquecimento de água. A empresa foi a única representante portuguesa na competição universitária, em associação com um grupo de estudantes de arquitetura da Universidade de Roma III.

O desafio do concurso Solar Decathlon era desenvolver casas energeticamente eficientes. A empresa portuguesa desenvolveu um painel termodinâmico com duas finalidades: aquecer e refrigerar a água da casa e servir de fachada na zona da varanda. “Muita gente nem se apercebe que está lá um painel solar”, diz Francisco Fernandes, director-geral da Energie.

O protótipo da equipa luso-italiana “Rhome Team” foi construído em Itália e, depois, transportado para Versalhes (França), onde foi novamente montado e monitorizado “do ponto de vista do conforto, eficiência e sustentabilidade” pelo júri do concurso.

O painel vencedor, feito na Póvoa de Varzim, tem um metro de largura por 3,5 de comprimento (maiores do que os normais, cujo comprimento se fica pelos dois metros) e está à venda a partir de 1300 euros.

Fonte: Público

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos nossos projetos:

 

A equipa da NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.