Flora e Vegetação (Situação de Referência) – Parque Eólico Fonte da Mesa

Blog, Energias Renováveis, Flora, Monitorização de Sistemas Ecológicos, ProjetosComentários fechados em Flora e Vegetação (Situação de Referência) – Parque Eólico Fonte da Mesa338

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de flora e vegetação com interesse conservacionista, em fase de caracterização da situação de referência do Sobreequipamento do Parque Eólico de Fonte da Mesa.

O estudo na área definida para o projeto de Sobreequipamento do Parque Eólico de Fonte da Mesa e a sua envolvente, teve como objetivos:

  1. Conhecer a diversidade florística;
  2. Efetuar uma análise da flora RELAPE (espécies Raras, Endémicas, Localizadas, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção) no que diz respeito às espécies presentes, ao número de indivíduos e à sua localização geográfica.

A área de estudo contemplou a implantação de um novo aerogerador com 2 MW e das infraestruturas associadas (acessos e vala de cabos). No período em que decorreram as monitorizações, este Parque Eólico era constituído por 17 aerogeradores de 600 kW. 

Os trabalhos de campo decorreram entre março e junho de 2016, de forma a abranger o período de floração dos taxa RELAPE, potencialmente ocorrentes na área de estudo.


É durante a fase de construção que ocorre a quase totalidade das ações associadas à geração de potenciais impactes ao nível da flora e da vegetação.


De acordo com as monitorizações realizadas, as situações mais sensíveis estarão relacionadas com a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos para os núcleos RELAPE de maior interesse conservacionista detetados. 

Contudo, o cumprimento das medidas de minimização propostas possibilitará minimizar os impactes ao nível da flora e da vegetação, durante a fase construção.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização e investigação direcionados à Flora, Vegetação e Habitats naturais.

  1. Identificação da presença de espécies RELAPE;
  2. Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
  3. Levantamentos e catálogos florísticos.

Já elaboramos vários trabalhos neste âmbito, nomeadamente:

  1. Monitorização de flora e vegetação – Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei;
  2. Flora na Serra do Marão – Murbeckiella sousae;
  3. Monitorização de Flora e Vegetação – Fase pré-construção do Parque Eólico do Guardão;
  4. Monitorização de Fauna e Flora – Parque Eólico Coentral-Safra.

Trabalhos de Monitorização dirigido para a espécie Murbeckiella sousae na área dos Parques Eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão).

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts