A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização de fauna e flora no Parque Eólico de Coentral-Safra (Fase de exploração).
Os estudos de monitorização deram cumprimento ao Plano Geral de Monitorização (PGM) referente ao parque eólico de Coentral-Safra, localizado na serra da Lousã, concelho de Castanheira de Pêra, Região do Pinhal Interior Norte.
O PGM foi elaborado de forma a permitir uma avaliação da eficácia das medidas previstas no procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), para evitar, minimizar ou compensar os potenciais impactes ambientais significativos decorrentes da execução do projeto.
Foi objetivo deste estudo, monitorizar e caracterizar a comunidade de aves e de quirópteros, e respectiva actividade e variação, com a finalidade de detetar eventuais impactes que a fase de exploração do parque eólico pudesse ter causado no comportamento dos indivíduos e na utilização que estes faziam do espaço.
Por outro lado, foi igualmente objetivo deste estudo, monitorizar e avaliar as espécies vegetais, biótopos e habitats, com vista a detetar eventuais impactes da construção do parque eólico em estudo, bem como avaliar a capacidade de recuperação da vegetação nas áreas intervencionadas na fase de construção.
O empreendimento de produção eólica, atualmente em fase de exploração, teve como proponente a empresa Safra – Energia Eólica, S.A., tendo sido posteriormente adquirido pela EDP Renováveis Portugal, S.A.
Acompanhe projetos idênticos coordenados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:
- Monitorização de Flora RELAPE, Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração;
- Monitorizações de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico da Raposeira (Fase de Exploração);
- Monitorização de flora e vegetação – Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei;
- Flora e Vegetação (Situação de Referência) – Parque Eólico Fonte da Mesa.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.