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Monitorização do Efeito de Exclusão sobre a Fauna

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização do Efeito de Exclusão sobre a Fauna no Lote 6.2 da Subconcessão rodoviária do Douro Interior (ascendi).

O estudo de inventariação foi realizado durante a fase inicial de construção do projeto, entre Dezembro de 2010 e Fevereiro de 2011, dando cumprimento ao Plano Geral de Monitorização (PGM) elaborado no âmbito de procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do lote 6.2 da Subconcessão do Douro Interior (SDI): Lanço do IC5 – Murça (IP4) / Nó de Pombal – Trecho Carlão / Nó de Pombal.

Foto registada através de foto-armadilhagem na área de Alijó.

Esta subconcessão é constituída por dois eixos rodoviários: o Itinerário Principal n.º 2 (IP2), entre Macedo de Cavaleiros e Celorico da Beira e o Itinerário Complementar nº 5 (IC5), entre Murça e Miranda do Douro.

O estudo apresentado pela NOCTULA – Consultores em Ambiente teve como objetivo, caracterizar e monitorizar os principais impactes associados a este tipo de infra-estrutura: mortalidade de animais e efeito barreira (passagens adaptadas para fauna), a que acresceu a monitorização de espécies ou grupos faunísticos adicionais, nomeadamente o Lobo-ibérico (Canis lupus).

Relativamente às passagens adaptadas para a fauna, perceba a razão pela qual são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema: “Os animais também querem atravessar a estrada”

Foto em destaque: ARC– passagens para fauna.

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