A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização dos Sistemas Ecológicos nos Lotes 1 a 10 da subconcessão rodoviária do Douro Interior (primeiro ano da fase de exploração).
A Subconcessão do Douro Interior (Ascendi) é constituída por dois eixos rodoviários, o Itinerário Principal n.º 2 (IP2), entre Macedo de Cavaleiros e Celorico da Beira e o Itinerário Complementar n.º 5 (IC5), entre Murça e Miranda do Douro.
Foi objetivo deste estudo, caracterizar e monitorizar os principais impactes associados a esta infra-estrutura, nomeadamente ao nível da flora e habitats, ao nível da mortalidade de animais, do efeito de barreira (passagens adaptadas para a fauna) e de exclusão, a que acresceu a monitorização de espécies e grupos faunísticos adicionais, nomeadamente o Lobo Ibérico (Canis lupus) e o Rato-de-Cab-rera (Microtus cabrerae).
Relativamente às passagens de fauna, perceba a razão pela qual são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema: http://noctulachannel.com/animais-fauna-passagem-atropelamento-estradas.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Trabalhos realizados neste âmbito:
- Monitorizações – Fase de pré-construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Pisões;
- Monitorização de Sistemas Ecológicos no parque eólico de São Macário II;
- Monitorização de Sistemas Ecológicos – Aproveitamento Hidroelétrico do Mel (Fase de Exploração);
- Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche;
- Monitorização da Flora na Serra do Marão – Murbeckiella sousae.
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.