Monitorizações – Fase de pré-construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Pisões

Aproveitamento Hidroelétrico, Blog, Energias Renováveis, Monitorização de Sistemas Ecológicos, ProjetosComentários fechados em Monitorizações – Fase de pré-construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Pisões464

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é a empresa responsável pela coordenação de uma série de monitorizações previstas no âmbito do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA), referente à fase de pré-construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Pisões, no concelho de Amarante.

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Pisões tem como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável, sem perda da qualidade ecológica da massa de água, contribuindo assim para o mix energético do país e, para o comprimento das metas nacionais e internacionais no que toca à política energética.

Para este aproveitamento hidroelétrico é pretendida a utilização do potencial hidroelétrico do Rio Fornelo, prevendo-se a instalação de uma potência de 975 kW e, uma produção média anual de 2,6 GWh.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 197/2005 de 8 de Novembro, encontram-se sujeitos a processo de AIA todas as instalações para produção de energia hidroeléctrica com potência igual ou superior a 20 MW. Tendo em consideração que com a construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Pisões prevê a instalação de uma potência inferior, o presente empreendimento não se enquadra no regime de AIA.

No entanto, de acordo com o Decreto-Lei 225/2007 de 31 de Março, abrangendo este projeto áreas de Reserva Ecológica Nacional (REN), o seu licenciamento deve ser precedido de um procedimento de Avaliação de Incidências Ambientais (AIncA).

Neste âmbito, foram propostas as seguintes monitorizações:

  1. Monitorizações de Anfíbios;
  2. Monitorizações de Quirópteros (visita a abrigos e deteções acústicas);
  3. Monitorizações de espécies-alvo como a: Toupeira de Água (G. pyrenaicus) e a Lontra  (L. lutra);
  4. Monitorizações da Flora Vascular (habitat prioritário 91E0 e espécies bioindicadoras);
  5. Monitorizações da Recursos Hídricos Superficiais (Componente biológica – Ictiofauna e Macroinvertebrados aquáticos);
  6. Monitorizações da Recursos Hídricos Superficiais (Elementos Físico Químicos);
  7. Monitorizações da Recursos Hídricos Superficiais (Elementos Hidromorfológicos: RHS “metodologia River Habitat Survey”).


A NOCTULA já prestou serviços de monitorização da qualidade das águas na área envolvente ao Resort & Spa Montebelo Aguieira, estudando a comunidade de Zooplâncton da albufeira e as populações de Lontra que utilizavam a zona envolvente.

Outros trabalhos já realizados:

1) Monitorização da Toupeira-de-Água com câmaras de “vídeo-armadilhagem”;

2) Estudo de quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico Fridão;

3) Prospeção de abrigos de Quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão;

4) Condicionantes ambientais – Licenciamento de Aproveitamento Hidroelétrico em Sever do Vouga;

5) Medidas de minimização de impactes ambientais – Esvaziamento e limpeza no Aproveitamento Hidroelétrico Ucanha-Gouviães;

6) Monitorização visual da população piscícola e da qualidade da água – Aproveitamento Hidroelétrico Pego Negro;

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.


Related Posts