fbpx

Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização de Tartaranhão-caçador (Circus pygargus) durante a fase de exploração do parque eólico de Negrelo e Guilhado.

O plano de monitorização  foi desenvolvido no seguimento rigoroso das exigências expostas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o referido projeto e nas orientações gerais fornecidas pelo ICNF para a monitorização de avifauna nos parques eólicos.

O parque eólico de Negrelo e Guilhado situa-se nas freguesias de Telões, Soutelo de Aguiar e Vila Pouca de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar, sendo composto por 11 aerogeradores.

O plano de monitorização tem como objetivo geral a avaliação dos efeitos do projeto sobre a avifauna, mais concretamente sobre a espécie Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), determinando o grau de alteração da sua comunidade e a mortalidade induzida pela instalação e funcionamento do projeto em estudo.

Com os resultados deste plano pretende-se confirmar/clarificar as tendências analisadas em estudos anteriores, identificar os possíveis impactes sobre a espécie e apoiar a decisão sobre a necessidade de aplicação de medidas de minimização ou o reforço de eventuais medidas entretanto implementadas, aferindo a sua eficácia sobre a espécie em estudo.

O Tartaranhão-caçador é uma ave de rapina migradora que tipicamente nidifica e alimenta-se nas searas. O sucesso da reprodução destes animais parece depender muito da qualidade e quantidade da alimentação no período antes da reprodução. O caçador tem de ser eficaz, por isso caça a maior parte do dia.

A ocorrência desta ave é um bom indicador da presença de presas e como tal, da abundância de vida nas searas.

Mais informações sobre esta espécie: Aves de Portugal.

Fotografia: Arkive

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.

Metodologias:

  1. Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”));
  2. Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
  3. Radio-tracking e seguimento por satélite.

 

Trabalhos já realizados:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.