Tartaranhão-caçador parque eólico femea ninho

Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado

ProjetosComments (4)1711

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização de Tartaranhão-caçador (Circus pygargus) durante a fase de exploração do parque eólico de Negrelo e Guilhado.

O plano de monitorização  foi desenvolvido no seguimento rigoroso das exigências expostas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o referido projeto e nas orientações gerais fornecidas pelo ICNF para a monitorização de avifauna nos parques eólicos.

parque eólico central eólica aerogeradores sobreequipamento

O parque eólico de Negrelo e Guilhado situa-se nas freguesias de Telões, Soutelo de Aguiar e Vila Pouca de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar, sendo composto por 11 aerogeradores.

O plano de monitorização tem como objetivo geral a avaliação dos efeitos do projeto sobre a avifauna, mais concretamente sobre a espécie Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), determinando o grau de alteração da sua comunidade e a mortalidade induzida pela instalação e funcionamento do projeto em estudo.

Tartaranhão-caçador Circus pygargus alimentação

Com os resultados deste plano pretende-se confirmar/clarificar as tendências analisadas em estudos anteriores, identificar os possíveis impactes sobre a espécie e apoiar a decisão sobre a necessidade de aplicação de medidas de minimização ou o reforço de eventuais medidas entretanto implementadas, aferindo a sua eficácia sobre a espécie em estudo.

Parâmetros a Monitorizar

Considerando que se pretende a caracterização dos padrões de uso da área de estudo por parte da espécie Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), identificando o tipo e frequência de utilização da área de estudo, bem como a potencial existência de mortalidade por colisão com os aerogeradores, definiram-se como parâmetros de amostragem:

  1. Abundância relativa;
  2. Densidade de indivíduos;
  3. Distribuição espacial dos registos;
  4. Distância de voo em relação aos aerogeradores;
  5. Mortalidade observada;
  6. Mortalidade estimada.

Tartaranhão-caçador parque eólico femea ninho

O Tartaranhão-caçador é uma ave de rapina migradora que tipicamente nidifica e alimenta-se nas searas. O sucesso da reprodução destes animais parece depender muito da qualidade e quantidade da alimentação no período antes da reprodução. O caçador tem de ser eficaz, por isso caça a maior parte do dia.

A ocorrência desta ave é um bom indicador da presença de presas e, como tal da abundância de vida nas searas.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Mais informações sobre esta espécie: Aves de Portugal, Naturlink

Fotografias: Arkive

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts