fbpx

NOCTULA: Amostragem de peixes recorrendo à Pesca Elétrica

A pesca elétrica constitui um processo eficiente e relativamente inofensivo para a fauna piscícola, embora fortemente seletiva por espécie e classe de tamanho.

Esta técnica de captura por eletricidade baseia-se na criação de um campo elétrico na massa de água, produzindo alterações no comportamento dos indivíduos, o que se traduz em movimentos involuntários de contração e relaxamento muscular por parte dos peixes, permitindo assim a sua captura.

Após a captura, os peixes são manipulados cuidadosamente e mantidos, até ao seu processamento, dentro de caixas com água abundante e oxigenação assegurada por arejadores portáteis. Evitam-se densidades elevadas dentro das caixas, preservando assim o bom estado físico dos peixes até à sua restituição ao meio aquático. O processamento dos exemplares inclui:

  • A identificação da espécie;
  • A obtenção de dados biométricos – determinação do comprimento total.

 

Veja aqui como se processa todo este trabalho num dos estudos desenvolvidos pela NOCTULA.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente tem desenvolvido diversos estudos no âmbito dos Aproveitamentos hidroelétricos.

Conheça alguns dos nossos trabalhos aqui:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.