fbpx

Parque Eólico de Mirandela – Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente, foi responsável pela elaboração de um plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI), no âmbito da construção do Parque Eólico de Mirandela.

O projeto de construção do Parque Eólico de Mirandela, enquadra-se no âmbito da Dinamização do Cluster das Energias Renováveis que visa contribuir para o cumprimento dos objetivos da redução de emissões de gases de efeito de estufa e diminuição da dependência de importações de energia estipuladas para Portugal.

Este Parque Eólico situa- se na Serra de Santa Comba e destina-se à produção autónoma de energia através da transformação da energia cinética do vento em energia mecânica, e por sua vez, em energia elétrica, com recurso a aerogeradores.

É constituído por 8 aerogeradores de 3,2 MW de potência unitária cada, ou seja, cerca de 26 MW no total. Estima-se que a energia produtível em ano médio estará na ordem dos 67 GWh/ano.

No sentido de dar resposta ao ponto 7 da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) – “Elementos a apresentar previamente ao Licenciamento”, foi elaborado um Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI), que tem como objetivos a integração paisagística dos diversos elementos do empreendimento, nomeadamente através do revestimento vegetal dos taludes, dos acessos e da recuperação de todas as áreas afetadas pelos trabalhos de construção, incluindo o estaleiro e plataformas de montagem dos aerogeradores.

Os impactes negativos passíveis de mitigação decorrem sobretudo de ações que estão associadas à fase de construção, uma vez que na fase de exploração, a presença dos aerogeradores e dos apoios da linha elétrica na paisagem é de impossível integração paisagística.

De forma a assegurar as condições necessárias à posterior recuperação das áreas intervencionadas, foram implementadas ações no início da obra e ao longo do desenvolvimento da mesma:

  1. Ações de desmatação e decapagem
  2. Armazenamento da terra vegetal (Mistura de terra in natura com restos de plantas decompostos)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou diversos trabalhos em Parques Eólicos.

Necessita de apoio para a sua obra?

A nossa equipa pode auxiliar a sua empresa!

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do e-mail: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.