fbpx

Kite Power Solutions – Nova tecnologia de energia eólica

O consórcio britânico Kite Power Solutions desenvolveu uma nova tecnologia de energia eólica que aproveita a força do vento através de uma estrutura semelhante a um parapente.

A tecnologia da Kite Power Solutions consiste na colocação, em zonas profundas ao largo da costa (a uma profundidade de mais de 40 metros), de plataformas flutuantes a que são presos dois dispositivos semelhantes a estruturas de parapente. A oscilação destes dispositivos por efeito do vento alimenta o funcionamento de pequenas turbinas, onde por sua vez se gera eletricidade.

kite power solutions eletricidade

Entre as vantagens apontadas pelo consórcio está o menor custo de implantação (que é reduzido a metade, comparativamente com o custo das turbinas eólicas “offshore” convencionais) e de manutenção. Além disso, garante a Kite Power Solutions, estes sistemas dispensam os subsídios para o seu desenvolvimento, ao contrário do que acontece com a generalidade das eólicas.

A tecnologia, que aproveita a energia renovável do vento, está a ser desenvolvida desde 2011 e a Kite Power Solutions tem já um sistema com 40 kW de capacidade instalada a funcionar de forma automática. Prevê-se a operação de um módulo com 500 kW. A empresa espera a partir de 2019 ou 2020 fornecer sistemas desta potência a produtores e evoluir depois, a partir de 2022, para sistemas com 3 MW.

Além de Portugal, Japão, Estados Unidos e Reino Unido são locais considerados adequados para a instalação da tecnologia de produção de energia eólica.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com este instrumento, em todas as áreas de intervenção:

  1. Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  2. Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  3. Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  4. Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de monitorização).

 

A equipa da NOCTULA já coordenou vários trabalhos para o setor da energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, pelo Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal e pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.

Caso necessite de algum serviço não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.