Para comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem, o MDPI World Wildlife Day organizou um webinar especial para incentivar os investigadores e técnicos a se unirem e agirem para aumentarem a consciencialização sobre a conservação da vida selvagem.
O Webinar realizou-se no dia 1 março e contou com a participação da Drª Luísa Rodrigues, da Divisão de Conservação e Monitorização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que abordou o tema: “A Importância de partilhar conhecimento: 36 Anos de conservação de morcegos em Portugal“.
Luísa Rodrigues é uma das investigadoras responsáveis pelo artigo cientifico intitulado de “Surviving in the Dark: The Complexities of Nocturnal Animal Behavior and Adaptation”.
Neste artigo, as investigadoras responsáveis pelo estudo referem que os “avanços recentes em metodologias melhoraram significativamente a capacidade de estudar e compreender alguns comportamentos e adaptações do animais noturnos.” Esses avanços incluem “métodos baseados em campo, que permitem recolher dados mais detalhados”.
Explicam ainda, que “o mundo e, consequentemente, todos os valores naturais, foram influenciados pelas alterações climáticas e pelas alterações antropogénicas, colocando dificuldades adicionais na compreensão de algumas adaptações biológicas.”
Atualmente, os cientistas têm uma “tarefa difícil para distinguir entre adaptações biológicas normais e as que são influenciadas pelo clima ou outros efeitos mediados pelo homem, como a luz artificial à noite”.
Bilhões de pessoas beneficiam diariamente das espécies selvagens para alimentação, energia, materiais, medicina e muitas outras contribuições vitais para o bem-estar humano.
Com a acelerada crise global da biodiversidade, com cerca de um milhão de espécies de plantas e animais em risco de extinção, a ameaça destas contribuições para as pessoas é uma realidade cada vez mais presente.
Este webinar teve como objetivo incentivar a ligação e a colaboração entre investigadores da vida selvagem e a comunidade internacional para ajudar a combater os crimes contra a vida selvagem e a redução de espécies induzida pelo homem.
Dia Mundial da Vida Selvagem – 3 de março
A comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem pretende alertar para o estado de conservação de algumas das espécies da fauna e flora selvagens mais ameaçadas, direcionando as discussões para a necessidade de se encontrarem e implementarem medidas que possam ajudar na sua conservação.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:
- Monitorização endoscópica de abrigos;
- Monitorização de abrigos cavernículas e de edifícios;
- Monitorização acústica.
Para além destes serviços, também elaboramos e implementamos planos de gestão específicos para morcegos e medidas de minimização e compensatórias de impactes.
Trabalhos já realizados:
- Monitorizações de avifauna e quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Alto da Coutada (Fase de exploração)
Avifauna e Quirópteros – Fase de exploração do Sobreequipamento do Parque Eólico de Coentral-Safra
Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Reequipamento do Parque Eólico da Bulgueira
Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Pré-construção do Parque Eólico de Vieira do Minho
Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico de Penacova | Fase de Exploração
Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos.