O projeto português LIFE Berlengas, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), foi um dos 5 finalistas do prémio Europeu Natura 2000 na categoria “Conservação”.
O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia para promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa.
O LIFE Berlengas decorreu entre 2014 e 2019 no arquipélago das Berlengas. A equipa que trabalhou neste projeto desenvolveu uma série de ações de conservação no âmbito de um projeto LIFE Nature, para restaurar habitats valiosos, plantas endémicas e populações de aves marinhas, que fazem parte da rede Natura 2000. Apesar de seu isolamento, este arquipélago está ameaçado por vários fatores:
- presença de espécies exóticas invasoras;
- uma população abundante de gaivota de pernas amarelas (Larus michahellis);
- um crescente impacto do turismo não regulamentado.
A organização não governamental responsável pela entrega deste prémio, reconheceu o sucesso das ações de recuperação de habitat na ilha das Berlengas. Desde 2014, foram implementadas várias medidas para restaurar o ecossistema insular, que incluíram:
- a erradicação de ratos pretos que atacam pintos e ovos de aves marinhas
- erradicação de coelhos responsáveis pela destruição da vegetação nativa
- a população de gaivotas de pernas amarelas também foi controlada
- cerca de 90% da área coberta pelo figo-quente invasor (Carpobrotus edulis), também conhecido por chorão-da-praia, foi desmatada manualmente, através de trabalho voluntário, permitindo a expansão de plantas e habitats nativos raros
- foram construídos 160 ninhos artificiais para a cagarra (Calonectris borealis) e Roque-de-castro (Oceanodroma castro), levando a um aumento quase imediato do seu sucesso reprodutivo
- caracterização dos visitantes e criação de um barómetros de visitação, desenvolvido para monitorar o número de visitantes e informar sobre os esforços de conservação, a fim de aumentar a consciencialização sobre a fragilidade do habitat natural daquela zona. Estas medidas permitiram tomar decisões sobre a gestão dos visitantes. Em 2019, isso levou à publicação de uma portaria que define e limita o número de pessoas por área terrestre. A Reserva Natural das Berlengas é atualmente uma Área Protegida.
O projeto Life Berlengas, foi co-financiado por fundos europeus e teve a parceria do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Câmara Municipal de Peniche e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH).
Fontes: SPEA, natura2000award
Imagem de destaque: natura2000award
A NOCTULA – Consultores em Ambiente desenvolve trabalhos no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicos, nomeadamente, monitorizações de:
- Aves;
- Mamíferos terrestres, marinhos e voadores;
- Fito e Zooplâncton;
- Invertebrados;
- Herpetofauna (anfíbios e répteis);
- Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats.
Trabalhos coordenados pela nossa equipa:
- Monitorização de Tartaranhão-caçador no Parque Eólico de Negrelo e Guilhado;
- Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;
- Monitorização de Aves e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Pena Suar;
- Monitorização de Avifauna, em particular a comunidade de Peneireiro (Falco tinnunculus) – Parque Eólico da Maunça
- Monitorização de Aves Migradoras Planadoras e Quirópteros – Parque Eólico Picos Verdes I.
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.