fbpx

Monitorização de Aves e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Pena Suar

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi a empresa responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de avifauna e quirópteros, durante a fase de exploração do sobreequipamento do Parque Eólico de Pena Suar, localizado na Serra do Marão.

O Parque Eólico de Pena Suar, constituído por 24 aerogeradores, com uma potência total instalada de 18 MW, tem uma produção média anual de 4,59 GWh.

Com o objetivo de reforçar a capacidade de produção de energia elétrica do Parque Eólico de Pena Suar, o projeto de sobreequipamento, a que reporta o plano de monitorizações de avifauna e quirópteros, refere-se à instalação de 1 aerogerador de 2 MW de potência que se localiza na mesma cumeada e no alinhamento do Parque Eólico de Pena Suar.

A implementação do Plano de Monitorização de Avifauna e Quirópteros, surge na sequência do procedimento de AIA (Avaliação de Impacte Ambiental) a que o sobreequipamento do Parque Eólico foi sujeito, bem com a respetiva Declaração de Impacte Ambiental (DIA), emitida com uma decisão favorável condicionada.

O Plano de Monitorização tem como objetivo geral a avaliação dos efeitos do funcionamento da ampliação do parque eólico sobre a avifauna e quirópteros.

Monitorização da Avifauna
  • A identificação das alterações na constituição das comunidades locais e/ou no modo como determinadas espécies (essencialmente aves planadoras) utilizam a área de estudo, de modo a detetar um potencial efeito de exclusão;
  • A determinação da taxa de mortalidade (percentagem de afetação da população, quando possível) resultante do funcionamento da ampliação do PE;
  • A avaliação da eficácia das medidas de minimização implementadas relativamente aos efeitos esperados.
 
Monitorização de Quirópteros
  • A determinação da variação da utilização da área de implantação do projeto de sobreequipamento do PE, ao longo do tempo, por parte destes mamíferos voadores;
  • A análise da potencial afetação de abrigos;
  • A determinação da mortalidade resultante do funcionamento do novo aerogerador instalado;
  • A avaliação da eficácia de medidas de minimização implementadas relativamente aos efeitos esperados.

 

A área de estudo do PE Pena Suar está classificada como Important Bird Area (IBA), uma classificação da Sociedade Europeia para o Estudo das Aves que, embora sem estatuto legal, evidencia a sua importância para as aves.

monitorização dos sistemas ecológicos é extremamente importante na avaliação de impactes, pois permite definir as medidas de minimização/compensação mais adequadas.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.