[parceria]
A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, anunciou recentemente o reconhecimento de 15 novos Geoparques Globais na Europa, Ásia e América Latina, elevando a Rede Global de Geoparques para 195 em 48 países.
Um dos 15 Geoparques reconhecidos pela UNESCO é português!
A candidatura do Geopark Estrela, localizado na Serra da Estrela foi entregue em Novembro de 2017 e aprovada pelo Conselho Mundial de Geoparques em setembro de 2019, mas só agora é que foi oficialmente reconhecida pela UNESCO.
Receber este reconhecimento significa que o Geopark Estrela constitui uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
Portugal passa assim a ter 5 Geoparques Mundiais da UNESCO. Para além do Geopark Estrela, em Portugal fazem ainda parte o:
Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, referiu à Lusa que a oficialização da classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial “é o culminar de um longo processo de valorização, conservação e promoção do património da Estrela e dos nove municípios que integram este novo Geopark Mundial da UNESCO, reconhecendo o valor intrínseco da sua geologia e da estratégia de desenvolvimento territorial implementada pela Associação Geopark Estrela”.
Refere ainda que nos próximos 4 anos há muito a fazer, nomeadamente no reforço do conhecimento científico, na promoção da educação, na valorização turística, na geoconservação e na sua sustentabilidade e ainda na comunicação e no posicionamento desta área, tanto no plano nacional como internacional.
Conheça ainda as 11 Reservas da Biosfera de Portugal
Para além do Geopark Estrela, a UNESCO designou mais 14 Geoparques a nível mundial:
- Geoparks Cliffs of Fundi e Discovery (Canadá)
- Xiangxi e Zhangye (China)
- Lauhanvuori-Hämeenkangas (Finlândia)
- Toba Caldera (Indonésia)
- Rio Coco (Nicarágua)
- Hantangang (República da Coreia)
- Yangan-Tau (Rússia)
- Djerdap (Sérvia)
- Granada e Maestrazgo (Espanha)
- The Black Country (Reino Unido)
- Dak Nong (Vietname)
Foi ainda aprovada a extensão do Geopark Kula-Salihli na Turquia.
Enquanto estava a escrever este artigo, pensei: “E se a roleta online, nos casinos, em vez de ter números, tivesse nomes de Geoparques espalhados pelo mundo?” O que acha da ideia?
Mais informações sobre os 15 novos Geoparques da UNESCO CLIQUE AQUI.
Fontes: UNESCO, Turismo de Portugal, Público
Imagem de destaque: Retirada da Plataforma Flickr