Energia solar meteorologia balão

Energia solar pode ser independente da meteorologia

Blog, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em Energia solar pode ser independente da meteorologia2369

O professor e investigador francês Jean-François Guillemoles está a trabalhar numa investigação no laboratório NextPV para melhorar a eficiência de painéis solares com a ajuda de balões.

O Sol fornece anualmente ao planeta Terra, uma quantidade enorme de energia (avaliada em 1,5 x 1018 kWh), correspondente a cerca de 10 000 vezes o consumo mundial de energia verificado nesse mesmo período. No entanto, esta fonte é considerada demasiado dispersa e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer infraestruturas complexas e dispendiosas.

Energia solar meteorologia balão

Jean-François pretende retirar os painéis solares da superfície do planeta e lançá-los a 20 km de altitude em balões cheios de hidrogénio. Longe de quaisquer nuvens, que dificultam a produção de energia solar, “a iluminação direta torna-se mais intensa. A concentração de energia solar em resultados de conversão é mais eficaz, e, consequentemente, os rendimentos são mais elevados”, comenta.

infographie ballon solaire exe 4

Sobre a eficácia dos balões solares, o investigador comenta: “Em qualquer lugar do planeta, há poucas nuvens a uma altitude de 6 km e absolutamente nenhuma em 20 km. Sob estas condições, a fonte de energia é cinco vezes mais abundante do que à superfície, e a produção é inteiramente previsível. Então, por que não enviar as células solares acima das nuvens, onde o sol está sempre a brilhar?”.

Existem questões de financiamento e de viabilidade que ainda precisam ser resolvidas para o projeto sair do papel, mas o Centro Nacional Francês Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e a Universidade de Tóquio uniram-se para explorar a ideia.

Descubra mais sobre esta energia renovável com O Guia Essencial para perceber a Energia Solar.

energia solar NOCTULA Consultores em Ambiente


A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável por vários projetos na área da energia solar, nomeadamente o Enquadramento legal e restrições ambientais de uma central fotovoltaica ou o Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar, que evitará a emissão para a atmosfera de1300 toneladas de COpor ano.

Conheça os nossos serviços na área das energias renováveis. Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

paineis fotovoltaicos energia solar

Fonte: CNRS News

Related Posts