fbpx

Energia solar pode ser independente da meteorologia

O professor e investigador francês Jean-François Guillemoles está a trabalhar numa investigação no laboratório NextPV para melhorar a eficiência de painéis solares com a ajuda de balões.

O Sol fornece anualmente ao planeta Terra, uma quantidade enorme de energia (avaliada em 1,5 x 1018 kWh), correspondente a cerca de 10 000 vezes o consumo mundial de energia verificado nesse mesmo período. No entanto, esta fonte é considerada demasiado dispersa e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer infraestruturas complexas e dispendiosas.

Jean-François pretende retirar os painéis solares da superfície do planeta e lançá-los a 20 km de altitude em balões cheios de hidrogénio. Longe de quaisquer nuvens, que dificultam a produção de energia solar, “a iluminação direta torna-se mais intensa. A concentração de energia solar em resultados de conversão é mais eficaz, e, consequentemente, os rendimentos são mais elevados”, comenta.

Sobre a eficácia dos balões solares, o investigador comenta: “Em qualquer lugar do planeta, há poucas nuvens a uma altitude de 6 km e absolutamente nenhuma em 20 km. Sob estas condições, a fonte de energia é cinco vezes mais abundante do que à superfície, e a produção é inteiramente previsível. Então, por que não enviar as células solares acima das nuvens, onde o sol está sempre a brilhar?”.

Existem questões de financiamento e de viabilidade que ainda precisam ser resolvidas para o projeto sair do papel, mas o Centro Nacional Francês Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e a Universidade de Tóquio uniram-se para explorar a ideia.

Descubra mais sobre esta energia renovável com O Guia Essencial para perceber a Energia Solar.

Fonte: CNRS News

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com este instrumento, em todas as áreas de intervenção:

  1. Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  2. Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  3. Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  4. Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de monitorização).

 

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de vários projetos para o setor da energia solar, nomeadamente o Enquadramento legal e restrições ambientais de uma central fotovoltaica ou o Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar.

Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.